Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Alencar
dc.creatorBulegon, Renata
dc.date.accessioned2018-02-06T13:50:04Z
dc.date.available2018-02-06T13:50:04Z
dc.date.issued2017-10-20
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12350
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe use of media technologies is still a challenge for many educators in the development of teaching work. Questionings and reflections about which are the real educational potentials of the technologies for the teaching and learning process, and how they can influence the pedagogical actions, are present in educational researches. In this sense, this article aimed to understand the scenario that is generated in the analogies between physical education and the media in the teaching-learning process, elucidating whether teachers use this didactic instrument in physical education classes. The research was performed with 08 teachers from elementary, middle education and EJA (youth and adult education) in the City of Faxinal do Soturno-RS. The methodology consists of literature review and application of a questionnaire. The results presented before the teachers' responses highlight that media technology, the education together with the school and the teacher must be much more articulated. In this way, it is perceived the need of the school to reflect on these issues and to create didactic strategies to enjoy this apparatus, evidencing Physical Education teachers and educators in general about the importance and increasing influence of media contents on students' knowledge, becoming aware of the relationship between media, education and physical education, awakening a more active look at this issue. Thus, it is up to the educators to follow the changes and to update their pedagogical practices with the association of technologies and their possibilities within the worked contents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectMídiaspor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.titleUm olhar dos professores sobre o uso das mídias no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Físicapor
dc.title.alternativeA teacher's look at the use of media in the teaching-learning process in the lessons of Physical Educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO uso das tecnologias midiáticas ainda se apresenta como um desafio para muitos educadores no desenvolvimento do trabalho docente. Questionamentos e reflexões sobre quais são os reais potenciais educativos das tecnologias para o processo ensino e aprendizagem, e de que forma elas podem influenciar as ações pedagógicas, estão presentes nas pesquisas educacionais. Neste sentido, este artigo teve como objetivo compreender o cenário que é gerado nas analogias entre educação física e a mídia no processo de ensino-aprendizagem, elucidando se os professores utilizam este instrumento didático nas aulas de educação física. A pesquisa foi realizada com oito (08) professores da área do ensino fundamental, médio e EJA na Cidade de Faxinal do Soturno-RS. A metodologia constitui-se de revisão de literatura e aplicação de um questionário. Os resultados apresentados diante das respostas dos professores destacam que a tecnologia midiática, a educação junto com a escola e o professor devem estar bem mais articulados. Desta forma, percebe-se a necessidade da escola refletir sobre estas questões e criar estratégias didáticas para desfrutar deste aparato, evidenciando aos professores de educação física e educadores em geral sobre a importância e influência crescente dos conteúdos midiáticos sobre os saberes dos alunos, tomando consciência da relação entre mídia, educação e educação física, despertando um olhar mais ativo sobre tal problemática. Desse modo, cabe aos educadores acompanharem as transformações e atualizarem suas práticas pedagógicas com a associação das tecnologias e suas possibilidades dentro dos conteúdos trabalhados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto