Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Alencar
dc.creatorVieira, Andrea Ramires Marques
dc.date.accessioned2018-02-06T13:57:58Z
dc.date.available2018-02-06T13:57:58Z
dc.date.issued2017-10-20
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12351
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze the software Geogebra 3D and Wingeom in the elaboration of knowledge of geometric solids. One must know how to use the tools available in Geogebra 3D and Wingeom software, using the computer and how they aid in the learning of geometric solids, presenting them as an alternative means of calculating areas and volumes of geometric solids. As a way of pointing out some characteristics considered elementary in the mediation of the teaching of spatial geometry, this research will analyze these two softwares used in High School. The project was based on a bibliographical research, beginning with the teaching situation in the digital age, emphasizing that technologies are fundamental to mathematical teaching, and it is up to the teacher to recognize that the computer equipped with good software is a very promising resource. Characteristics of each software such as the different types of licenses and softwares are presented, with the purpose of helping the teacher in the educational process in the choice of mathematical software that does not have costs for their acquisition; Also the descriptions of the concepts, the indication of the series of teaching and the contents that can be given, the directions of addresses for their acquisition, installation and obtaining of tutorials and manuals. It is emphasized that it is not the purpose of the paper to discuss the potentialities, use strategies or methodologies in the classroom for each presented software, but to analyze the two.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeometria dos sólidospor
dc.subjectSoftware matemáticospor
dc.subjectEnsino de matemática do ensino médiopor
dc.titleO ensino dos sólidos geoméricos no contexto das tecnologias da informaçãopor
dc.title.alternativeThe teaching of geomeric solids in the context of information technologieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar os software Geogebra 3D e Wingeom na elaboração do conhecimento de sólidos geométricos. Deve-se saber utilizar as ferramentas disponíveis nos software Geogebra 3D e Wingeom, utilizando o computador e como auxiliam na aprendizagem de sólidos geométricos, apresentando-os como um meio alternativo para o ensino de cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. Como maneira de apontar algumas características consideradas elementares na mediação do ensino da geometria espacial, esta pesquisa irá analisar estes dois software utilizados no ensino médio. O projeto fundamentou-se em uma pesquisa bibliográfica, iniciada com a situação do ensino na era digital, salientando que as tecnologias são fundamentais ao ensino matemático, e cabe ao professor reconhecer que o computador munido de bons software é um recurso bastante promissor. Apresentam-se características próprias de cada software tais como os diferentes tipos de licenças e software, com o objetivo de ajudar, o professor no processo educacional, na escolha de software matemáticos que não possuem custos para sua aquisição; também das descrições dos conceitos, a indicação de série de ensino e os conteúdos que podem ser ministrados, as indicações de endereços para sua aquisição, instalação e obtenção de tutoriais e manuais. Destaca-se que não é a finalidade do trabalho debater sobre as potencialidades, estratégias de uso ou metodologias em sala de aula para cada software apresentado, e sim, analisar os dois software para serem explorados e avaliados quanto a sua potencialidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto