Inserir vídeos aula no ensino de química como metodologia precisa e eficaz
Visualizar/ Abrir
Data
2017-10-20Autor
Figueiró, Jossane Janete Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O que torna um aluno com conhecimento mais amplo é oferecer métodos diferentes daqueles que são
trabalhados no dia a dia em sala de aula. Esse artigo relata o trabalho realizado na disciplina de Química em duas
séries do ensino médio na escola estadual na cidade de Itaqui, usando a mídia em forma de vídeos aulas para
melhorar a aprendizagem dos educandos, esclarecendo o conteúdo sobre as separações e fracionamento das
misturas homogêneas e heterogêneas da disciplina. Verificou-se através de uma avalição discursiva, que muitos
alunos estavam com déficit de aprendizagem, quando os docentes ficam paltados em transmitir conhecimento só
através do livro didático. Após ver as vídeos aulas, os alunos novamente foram avaliados, portanto foi pedido
para identificar as misturas homogêneas e heterogêneas, a fim de apresentar conceitos, exemplos de cada
processo de separação das misturas referente ao conteúdo trabalhado e verificou-se um rendimento satisfatório
em relação a avaliação anterior. Turma 104: conceito Ruim - baixa de 4,35%, Regular - baixa de 6,52%, Bom -
alta de 6,52 % e no Ótimo - alta de 4,35% de rendimento. Turma 105: Ruim - baixa de 2,85%, Regular - baixa
5,72%, Bom - alta de 5,71% e no Ótimo - alta de 2,86%. Considera-se muito importante a aplicação desse
método de trabalho a fim de contribuir para uma aprendizagem precisa e eficaz usando as mídias.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: