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dc.contributor.advisorGallina, Simone Freitas da Silva
dc.creatorFernandez, Sandra Cristina
dc.date.accessioned2018-02-08T10:18:52Z
dc.date.available2018-02-08T10:18:52Z
dc.date.issued2016-09-24
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12364
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis research is about the evaluation and registration of the child development process in childhood education. It's goal is to check whether in practice the concepts of evaluation as a learning and development process acquired through the experiences and reflections provided by the school contemplated in the National Curricular Guidelines for Childhood (2010) Education are accomplished by teachers. It has a qualitative approach, combining the theoretical approach found in the assumptions of HOFFMANN (2012), MENDONÇA (2009), MICARELLO (2010), and in the documents that guide the policies for children in the context of early childhood education. From the analysis of the results, it was verified that there are efforts on the part of teachers and guardians of the children so that the evaluation in childhood education is problematized, because it has an unique importance on qualifying this stage of education. In proposing this dialogue, the research also presents a historical perspective related to the theme of children and the way in which we understand their education and care.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleAvaliação das vivências na educação infantil: registro e documentação pedagógicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da avaliação e registro do processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Com o objetivo de verificar se na prática as concepções de avaliação como processo de aprendizagem e desenvolvimento adquiridos através das vivências e reflexões proporcionadas pela escola, contempladas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) para a Educação Infantil são efetivadas pelas docentes. É de cunho qualitativo, aliando-se a abordagem teórica encontrada nos pressupostos de HOFFMANN (2012), MENDONÇA (2009), MICARELLO (2010), e nos documentos que pautam as políticas para as crianças no contexto da Educação Infantil. A partir da análise dos resultados, verificou-se que existem esforços por parte das docentes e famílias para que a avaliação na educação infantil seja problematizada, pois a mesma tem uma importância ímpar para qualificar esta etapa da educação. Ao propor este diálogo a pesquisa apresenta também uma perspectiva histórica relacionada a temática das crianças e o modo como entendemos sua educação e cuidado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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