Contribuições das mídias no trabalho com gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa
Abstract
Tendo em vista o desenvolvimento das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC s) no cenário da Educação e mais especificamente, dentro do cotidiano escolar, surgiu um novo conceito de conhecimento, pois as ferramentas tecnológicas possibilitaram aos docentes, comprometidos com um ensino de qualidade, a busca por aprimorar e diversificar a prática docente, unindo as mídias e tecnologias ao ensino, a fim de incentivarem a aprendizagem. Nesse contexto, as mídias são mediadoras da informação e do conhecimento, funcionando como aliadas no processo de ensino-aprendizagem na medida em que apresentam várias opções e formas de trabalhar os diferentes assuntos propostos no currículo escolar de forma mais dinâmica e criativa. Esse trabalho apresenta algumas práticas realizadas em sala de aula, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa, na disciplina de Língua Portuguesa, com alunos do 6º ano, e pretende demonstrar, após pesquisa bibliográfica e a realização de atividades práticas, que o uso das mídias pode auxiliar no trabalho com os gêneros textuais, tão importantes para a formação e o desenvolvimento das competências leitora e sociocomunicativa e, ainda, apresentar-se como uma alternativa de contribuição para o trabalho docente.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]