Laboratório de informática educacional enquanto espaço de inclusão digital na escola municipal de ensino fundamental Fundação Bidart, Bagé/RS: um estudo de caso
Abstract
O presente trabalho traz à discussão a utilização do laboratório de informática
educacional como um espaço pedagógico e de inclusão digital dos alunos, tendo
como referência a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, no
município de Bagé/RS. O objetivo deste estudo foi descobrir a realidade dos alunos
dessa escola no que diz respeito ao uso das tecnologias de informática e Internet na
sua escola e nos seus lares, tendo em vista que o acesso a essas mídias cresceu
muito nos últimos anos. Para isso, foi realizada uma pesquisa quali/quantitativa
através de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontam que a Escola
Pública contribui para a Inclusão Digital dos alunos, principalmente daqueles que
não tem outros locais de acesso à Internet fora da escola. Contudo, a escola ainda
não está proporcionando aos alunos todas as possibilidades de utilização das
Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, para contribuir no processo
educacional, principalmente na área de produção do conhecimento e comunicação.
Para que a Inclusão Digital dos alunos aconteça deve-se investir a formação de
professores para o uso das tecnologias.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]