dc.contributor.advisor | Hildebrand, Hermes Renato | |
dc.creator | Londero, Susana | |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T14:50:59Z | |
dc.date.available | 2018-02-09T14:50:59Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12401 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This article is the result of investigative work on digital inclusion of older people
concerned by the Digital Information and Communication Technologies (TDIC). Its
main objective was to investigate how they learn, what difficulties they encountered
and a private tutor can help to enhance the achievement of the necessary digital
literacy skills this. The study was conducted with a group of seniors who, in tutoring,
used their computers, tablets, digital cameras and smartphones, exploring and
understanding their resources. We conclude that the role of the tutor is critical in
these cases and that value the "knowledge of life" of these students is also truly
importantin this process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Idosos | por |
dc.subject | TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Inclusão e letramento digital | por |
dc.subject | Elderly | eng |
dc.subject | Inclusion and digital literacy | eng |
dc.title | Inclusão digital de idosos: usando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) com a terceira idade | por |
dc.title.alternative | Digital inclusion of older persons: using digital technologies of information and communication (TDIC) with seniors | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo é resultado de um trabalho investigativo sobre a inclusão
digital de idosos interessados pelas Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC). O principal objetivo é investigar como eles aprendem. Quais
as dificuldades que encontram e se um professor particular pode contribuir para
potencializar a conquista das habilidades necessárias para um letramento digital. O
trabalho foi desenvolvido com um grupo de idosos, que, em aulas particulares,
utilizaram seus computadores, tablets, câmeras fotográficas digitais e smartphones,
explorando e compreendendo seus recursos. Concluímos que o papel do professor
particular é fundamental nestes casos e que valorizar os “saberes de vida” destes
alunos também é verdadeiramente importante neste processo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |