dc.contributor.advisor | Oliveira, Rafael Santos de | |
dc.creator | Oliveira, Miriam Preissler de | |
dc.date.accessioned | 2018-02-14T12:03:35Z | |
dc.date.available | 2018-02-14T12:03:35Z | |
dc.date.issued | 2014-07-12 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12409 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The technologies are part of everyday life for the majority of the world population. Technologies transform society and consequently teaching. Thus the objective was to learn through research how teachers develop their teaching practices from information and communication technologies (ICT), and verify what features are possible to use considering the available infrastructure in public schools. The research was based on a case study from a questionnaire conducted with seven teachers at a public school Ijuí / RS. The results were organized into categories of analysis for better interpretation. The categories were: 1 - Perception and concept of ICT; 2 - Perception and concept on the use of ICT and; 3 - Use of ICT as a teaching resource. With the study concluded that teachers use for planning lessons or as an auxiliary tool and facilitator of learning and teaching, guiding use good social practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.title | O uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação: uma realidade escolar | por |
dc.title.alternative | The use for Information Technologies and Communication Applied to Education: one scholar reality | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As tecnologias fazem parte da vida cotidiana da maioria da população mundial. As tecnologias transformam a sociedade e consequentemente o ensino. Desta forma objetivou-se através da pesquisa saber como os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas a partir das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e assim verificar quais recursos são possíveis de utilizar considerando a infraestrutura disponível nas escolas públicas. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso a partir de um questionário realizado com sete professores de uma escola pública municipal de Ijuí/RS. Os resultados foram organizados em categorias de análise para melhor interpretação. As categorias encontradas foram: 1 - Percepção e conceito sobre TIC; 2 - Percepção e conceito sobre a utilização das TIC e; 3 - Utilização das TIC como recurso pedagógico. Com o estudo concluiu-se que os professores utilizam para o planejamento das aulas ou como ferramenta auxiliar e facilitadora do ensino e aprendizagem, orientando o uso para boas práticas sociais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |