Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Rafael Santos de
dc.creatorOliveira, Miriam Preissler de
dc.date.accessioned2018-02-14T12:03:35Z
dc.date.available2018-02-14T12:03:35Z
dc.date.issued2014-07-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12409
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe technologies are part of everyday life for the majority of the world population. Technologies transform society and consequently teaching. Thus the objective was to learn through research how teachers develop their teaching practices from information and communication technologies (ICT), and verify what features are possible to use considering the available infrastructure in public schools. The research was based on a case study from a questionnaire conducted with seven teachers at a public school Ijuí / RS. The results were organized into categories of analysis for better interpretation. The categories were: 1 - Perception and concept of ICT; 2 - Perception and concept on the use of ICT and; 3 - Use of ICT as a teaching resource. With the study concluded that teachers use for planning lessons or as an auxiliary tool and facilitator of learning and teaching, guiding use good social practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.titleO uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação: uma realidade escolarpor
dc.title.alternativeThe use for Information Technologies and Communication Applied to Education: one scholar realityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs tecnologias fazem parte da vida cotidiana da maioria da população mundial. As tecnologias transformam a sociedade e consequentemente o ensino. Desta forma objetivou-se através da pesquisa saber como os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas a partir das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e assim verificar quais recursos são possíveis de utilizar considerando a infraestrutura disponível nas escolas públicas. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso a partir de um questionário realizado com sete professores de uma escola pública municipal de Ijuí/RS. Os resultados foram organizados em categorias de análise para melhor interpretação. As categorias encontradas foram: 1 - Percepção e conceito sobre TIC; 2 - Percepção e conceito sobre a utilização das TIC e; 3 - Utilização das TIC como recurso pedagógico. Com o estudo concluiu-se que os professores utilizam para o planejamento das aulas ou como ferramenta auxiliar e facilitadora do ensino e aprendizagem, orientando o uso para boas práticas sociais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto