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dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorCabral, Fernanda dos Santos Brum
dc.date.accessioned2018-02-15T12:07:08Z
dc.date.available2018-02-15T12:07:08Z
dc.date.issued2016-09-09
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12434
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis research had as objective to understand and to reflect the pedagogical practices of a nursery in a public school of the municipality of Jaguarão / RS. The study was an action research methodology. The main theorists and authors who supported this study were: FOCCHI (2015), BARBOSA (2010), MALAGUZZI (2016), RINALDI (2014) among other authors of great contribution. In this sense, eight interventions were performed with babies, moments in which teacher and researcher reflected on the actions of the babies in the midst of pedagogical practices. The researcher with the collaboration of the teacher made proposals that respected the specificities of the nursery, that is, explorations through the senses, thus breaking with the adultcentric look of pedagogical practices where infants were habitually seen as "students" and sometimes as without possibilities and In this logic they were restricted only to receiving care. The result of this study was to reflect a possible curriculum of listening, where the babies are active, protagonists, subjects of rights, who have access to an instigating space and of proposals that meet their specificities, materializing with explorations through the Senses in which the teacher is the researcher of their practices that reflects, acts, interacts and also questions the institution itself, in order to perform a listening work with the babies, in this collective space called school. Thus, we find that the possible curricula are in babies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPráticas pedagógicas com bebêspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectInfant educationeng
dc.subjectPedagogical practices with babieseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleCurrículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçáriopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender e refletir as práticas pedagógicas de um berçário em uma escola pública do município de Jaguarão/RS. O estudo teve como metodologia uma pesquisa-ação. Os principais teóricos e autores que respaldaram este estudo foram: FOCCHI (2015), BARBOSA (2010), MALAGUZZI (2016), RINALDI (2014) entre outros autores de grande contribuição. Neste sentido, foram realizadas oito intervenções com bebês, momentos em que professora e pesquisadora refletiram sobre as ações dos bebês em meio as práticas pedagógicas. A pesquisadora com a colaboração da professora realizou propostas que respeitaram as especificidades do berçário, ou seja, explorações através dos sentidos, rompendo assim com o olhar adultocêntrico das práticas pedagógicas onde habitualmente os bebês eram vistos como “alunos” e outras vezes como sem possibilidades e nesta lógica ficavam restritos apenas a receber cuidados. O resultado deste estudo foi refletir um currículo possível, de escuta, onde os bebês são ativos, protagonistas, sujeitos de direitos, que têm acesso a um espaço instigador e de propostas que venham ao encontro de suas especificidades, materializando-se com explorações através dos sentidos em que o professor é o pesquisador das suas práticas que reflete, age, interage e também questiona a própria instituição, a fim de realizar um trabalho de escuta com os bebês, neste espaço coletivo chamado escola. Assim, descobrimos que os currículos possíveis estão nos bebês.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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