A construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de educação infantil
Resumen
O presente trabalho, sob o título “A construção das linguagens a partir da literatura infantil de uma turma de Educação Infantil”, procura vincular a prática desenvolvida em uma sala de aula de educação infantil na cidade de Santa Maria, refletindo sobre literatura como disparadora das diferentes linguagens. A palavra linguagens no plural, engloba as linguagens visual, gestual, escrita, oral e musical. A literatura infantil foi escolhida em função do interesse e da influência desta na formação da autora, desde a sua infância até os dias atuais e de ser o foco dos meus projetos pedagógicos. O estudo de abordagem qualitativa, foi desenvolvido na EMEI Darcy Vargas, situada na cidade de Santa Maria, RS. através da pesquisa-ação, na qual a pesquisadora está inserida no contexto em pauta. Para responder a questão norteadora “As histórias infantis colaboram no desenvolvimento das linguagens nas crianças?”, para respondê-la faço uso de clássicos como Piaget, Vygotsky, Montessori e contemporâneas como Analice Dutra Pillar, Gilka Girardello O trabalho também conta com uma entrevista com os pais relatando suas observações sobre o desenvolvimento das linguagens a partir do momento que entraram na escola, pois a maioria estão iniciando a sua vida escolar nesse ano. O resultado da mesma mostra que as crianças desenvolveram-se em diversas áreas das linguagens descritas pelos seus responsáveis. Conclui-se que a literatura infantil, inserida no planejamento escolar como propulsora de linguagens, consegue fazer com que a criança se expresse por meio de diferentes recursos que são oferecidos e oportunizados as mesmas.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: