Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDaronco, Luciane Sanchotene Etchepare
dc.creatorBordinhão, Lidiane Soares
dc.date.accessioned2018-02-19T12:11:03Z
dc.date.available2018-02-19T12:11:03Z
dc.date.issued2016-07-06
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12460
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis research presents has the objective to know the political Pedagogical Project (PPP) of state public schools in the municipality of Santa Maria, RS and relate the same with the pedagogical practice of physical education teachers (EF). The study was divided in two moments: documental analysis and exploratory study, as instruments were used documents (PPP) and interviews. The sample was composed of 17 schools, 18 teachers of EF and 12 members of staff policy. During the study there hangs and strike of teachers of the network, with the result that an expressive number of schools refused to participate in the same. The most relevant results were that the EF is inserted in PPP as other disciplines and the teachers of EF perform their planning and assessments as PPP. It is concluded that the EF is no longer considered a discipline the margin of the educational process and suggested the production of scientific studies addressing the thematic content of EF, which has gained attention in research and, mainly, work involving, directly, the ef related to PPPS at school.eng
dc.description.abstractLa investigación tiene el objetivo de conocer el proyecto político pedagógico (PPP) de las escuelas públicas del estado en el municipio de Santa Maria, RS y relacionar la misma con la práctica pedagógica de los profesores de educación física (EF). El estudio se dividió en dos momentos: análisis documental y estudio exploratorio, como instrumentos se utilizaron documentos (PPP) y entrevistas. La muestra estuvo compuesta de 17 escuelas, 18 profesores de EF y 12 miembros de la política de personal. Durante el estudio se cuelga y huelga de profesores de la red, con el resultado de que un expresivo número de escuelas se negó a participar en la misma. Los resultados más relevantes fueron que la EF está insertado en el PPP como otras disciplinas y los profesores de EF realice su planificación y evaluaciones como PPP. Por lo tanto, se concluye que la EF ya no se considera una disciplina al margen del proceso educativo y se sugiere la producción de estudios científicos abordan el contenido temático de EF, el cual ha ganado atención en la investigación y, sobre todo, el trabajo que implique directamente el EF relacionados a las PPP en la escuela.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectProfessores de educação físicapor
dc.subjectEquipe diretivapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectPolitical pedagogical projecteng
dc.subjectThe physical education teacherseng
dc.subjectStaff policyeng
dc.subjectEducación físicaspa
dc.subjectProyecto pdagógico políticospa
dc.subjectLos profesores de educación físicaspa
dc.subjectEquipo de políticaspa
dc.titleEducação física: da teoria à prática nas escolas da rede estadual de ensino do município de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativePhysical education: from theory to practice in schools in the state education network of the municipality of Santa Maria, RSeng
dc.title.alternativeEducación física: de la teoría a la práctica en las escuelas de la red de educación del estado de la municipalidad de Santa Maria, RSspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA pesquisa apresenta como objetivo conhecer o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas da rede estadual do município de Santa Maria, RS e relacionar o mesmo com a prática pedagógica dos professores de Educação Física (EF). O estudo foi dividido em dois momentos: análise documental e estudo exploratório, como instrumentos foram utilizados documentos (PPP) e entrevistas. A amostra foi composta por 17 escolas, 18 professores de EF e 12 membros da equipe diretiva. Durante a realização do estudo houve paralizações e greve dos professores da rede, o que fez com que um número expressivo de escolas não concordassem em participar do mesmo. Os resultados mais relevantes foram que a EF está inserida no PPP como as demais disciplinas e os professores de EF realizam seus planejamentos e avaliações conforme o PPP. Sendo assim, conclui-se que a EF já não é considerada uma disciplina a margem do processo educacional e sugere-se a produção de estudos científicos abordando a temática conteúdo da EF, que ganhou destaque na pesquisa e, principalmente, trabalhos que envolvam, de forma direta, a EF relacionada ao PPP escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto