dc.contributor.advisor | Silva, Luiz Anildo Anacleto da | |
dc.creator | Franck, Marciane de Campos | |
dc.date.accessioned | 2018-02-20T13:49:47Z | |
dc.date.available | 2018-02-20T13:49:47Z | |
dc.date.issued | 2014-08-27 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12473 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2014 | por |
dc.description | Título alterado para: A inserção do professor de educação física na promoção da saúde de alunos de uma escola de ensino fundamental | por |
dc.description.abstract | The study was developed as a base of reflexive in a Elementary School at Santa Rosa/Rs town, with the groups of students from 1º and 3º series from elementary school, The main approach is the work developed by the P.E. Teacher referring to the reality of school life style. With this research could be considered as a theorist reflection. It has as an objective to analyze the lifestyle of the students related with the well-being as an influence in their general health and life quality. At this research were related situations involving aspects as health: nutrition, physical activity, prevents behavior related with relationships and stress control. The results indicated that: in daily feeding, the most of the students has less with quality and fewer have a lot with lower quality. The results indicated that the daily feed , the most have fewer with quality and a lot have with bad quality; The Physical activity is insufficient practiced once a week, they would be practice it three times a week to be better in a motor aspects and weigh maintenance. The preventive behavior is related to the social risks that comes from outside to inside; the relationships are troubled , confusing, aggressive, less affects, with no respect to the teachers, and few moments of intellectual constructions. The stress is more present at kid’s life and it has an overload in their daily activities. We can conclude that in the daily school routine is actually affect our kid’s mental and physical health. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escolares | por |
dc.subject | Saúde | por |
dc.subject | Bem-estar | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Health | eng |
dc.subject | Well-being | eng |
dc.subject | Life quality | eng |
dc.title | A inserção do professor de educação física em uma escola de ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | The insert of a physical educationalteacher in health promotion of students from na elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD | por |
dc.description.resumo | A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental do Município de Santa Rosa/RS com turmas do 1º ano ao 3º ano das séries iniciais, tendo como abordagem principal o trabalho desenvolvido pela professora de Educação Física contendo sua opinião sobre a realidade do estilo de vida dos escolares. Com isso esta pesquisa pode ser considerada como relato de experiência. Teve como objetivo analisar o estilo de vida dos educandos relacionado ao bem-estar como influência na saúde. Na pesquisa foram relatadas situações que envolvem aspectos pertinentes à saúde, tais como: nutrição; atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos e controle do stress. Através de observações diárias sobre a rotina das crianças os resultados indicaram que: na alimentação na escola, a maioria tem pouco com qualidade e, poucos têm muito de má qualidade; a atividade física é insuficiente praticada uma vez por semana apenas, onde deveríamos ter uma pratica de três vezes na semana para ganhos no aspecto motor e manutenção do peso; o comportamento preventivo está relacionado aos riscos sociais que vêm de fora para dentro; os relacionamentos são conturbados, confusos, agressivos, de pouco afeto, com falta de respeito para com professores, com poucos momentos de construção intelectual; o stress estar cada vez mais presente na vida das crianças devido a uma sobrecarga nas atividades diárias. Segundo a opinião da professora de Educação Física, podemos então concluir que a atual rotina escolar pode de fato estar atingindo e prejudicando a saúde física e mental de nossas crianças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul | por |