O curso de especialização em gestão educacional e o trabalho dos professores: influências e possibilidades
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Data
2013-11-30Autor
Fiorin, Bruna Pereira Alves
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Os professores têm buscado cada vez mais cursos de pós-graduação como possibilidade de aperfeiçoamento de seu trabalho e, dentre estas possibilidades, está a especialização em gestão. Contudo, pouco se sabe acerca dos reflexos dessa formação no trabalho destes profissionais. Por este motivo, tendo como tema as influências da Especialização em Gestão Educacional no trabalho dos professores, buscou-se compreender, no contexto da Linha de Pesquisa Gestão Educacional, como os professores, especialistas em gestão educacional, descrevem a influência de sua especialização no trabalho que desenvolvem atualmente? A fim de atender a problematização, esta pesquisa qualitativa teve como instrumento de coleta de dados um questionário - com oito professores que concluíram o curso de Especialização em Gestão Educacional, presencial ou a distância, pela Universidade Federal de Santa Maria - e o Projeto Pedagógico destes cursos. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. A partir desta organização, percebeu-se que os professores têm uma ampla visão de seu trabalho, optando por cursar a especialização por acreditarem nela como uma forma de educação continuada. Os professores destacam a influência da gestão educacional em suas ações, assim como da especialização em questão, que contribui para que eles se percebam gestores, compreendam melhor a organização escolar e as políticas públicas, e participem mais das discussões que acontecem na escola. Por fim, a pesquisa possibilitou constatar a relevância de uma especialização como esta, que corrobora para a constituição do profissional professor como gestor, oportunizando, além de aprofundamento, uma visão ampliada do contexto educacional, de suas políticas e do trabalho dos professores.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [960]