dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Fiorin, Bruna Pereira Alves | |
dc.date.accessioned | 2014-03-19 | |
dc.date.accessioned | 2014-03-19T12:45:40Z | |
dc.date.available | 2014-03-19T12:45:40Z | |
dc.date.issued | 2013-11-30 | |
dc.date.submitted | 2014-03-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/125 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Teachers have increasingly sought postgraduate courses as a possibility to improve of their work and, among these possibilities, is the Management Specialization. However, litlle is know about the effects of this formation in the work of these professionals. For this reason, having as theme the influences of Specialization in Educational Management in the work of teachers, sought to
understand in the context of the Research Line Educational Management, as teachers, specialists in educational management, describe the influence of its specialization in the work currently developing? In order to meet the questioning, this
qualitative research was to instrument data collection a questionnaire - eight teachers who have completed the Course of Specialization in Educational Management,
presential or distance, from the Federal University of Santa Maria - and these Educational Project courses. Data were analyzed using content analysis. From this organization, it was found that teachers have a broad overview of his work, opting to
attend specialization for believing in it as a form of continuing education. Teachers highlight the influence of educational management in their actions, as well as the
specialization in question, that helps them to understand managers better understand the school organization and public policies, and participate more in the discussions
that take place at school. Finally, the research analyzes showed the importance of specialization such as this, which confirms the formation of the professional teacher as manager, creating opportunities, and deepening, a magnified view of the
educational context, their policies and the work of teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | eng |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.title | O curso de especialização em gestão educacional e o trabalho dos professores: influências e possibilidades | por |
dc.title.alternative | The course of specialization in educational management and teachers’ work: influences and possibilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especilaização | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Os professores têm buscado cada vez mais cursos de pós-graduação como possibilidade de aperfeiçoamento de seu trabalho e, dentre estas possibilidades, está a especialização em gestão. Contudo, pouco se sabe acerca dos reflexos dessa formação no trabalho destes profissionais. Por este motivo, tendo como tema as influências da Especialização em Gestão Educacional no trabalho dos professores, buscou-se compreender, no contexto da Linha de Pesquisa Gestão Educacional, como os professores, especialistas em gestão educacional, descrevem a influência de sua especialização no trabalho que desenvolvem atualmente? A fim de atender a problematização, esta pesquisa qualitativa teve como instrumento de coleta de dados um questionário - com oito professores que concluíram o curso de Especialização em Gestão Educacional, presencial ou a distância, pela Universidade Federal de Santa Maria - e o Projeto Pedagógico destes cursos. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. A partir desta organização, percebeu-se que os professores têm uma ampla visão de seu trabalho, optando por cursar a especialização por acreditarem nela como uma forma de educação continuada. Os professores destacam a influência da gestão educacional em suas ações, assim como da especialização em questão, que contribui para que eles se percebam gestores, compreendam melhor a organização escolar e as políticas públicas, e participem mais das discussões que acontecem na escola. Por fim, a pesquisa possibilitou constatar a relevância de uma especialização como esta, que corrobora para a constituição do profissional professor como gestor, oportunizando, além de aprofundamento, uma visão ampliada do contexto educacional, de suas políticas e do trabalho dos professores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |