dc.contributor.advisor | Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da | |
dc.creator | Pompéo, Wagner Augusto Hundertmarck | |
dc.date.accessioned | 2018-02-22T14:55:32Z | |
dc.date.available | 2018-02-22T14:55:32Z | |
dc.date.issued | 2014-07-19 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12504 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Bullying is one of the biggest challenges to be faced by
educators and school managers of newly started the 21st century. This difficulty to
extract both the lack of theoretical and practical basis that allows these professionals
identify their occurrence and/or why, sporadically, when identified, in the overwhelming
majority of the time, they don't know how to proceed in your arrangement. As a result,
was, through the study proposed, infer as educators and school managers see bullying in
the school environment to, from there, highlight the need for a better education for their
garnish on important task to prevent it and eradicate it, avoiding being liable for eventual
of omission attitude. Thus, after establishing as target audience, the students of the
special program of graduation (PEG) teacher training for vocational education of the
Federal University of Santa Maria (UFSM), addressed them the constant questionnaire at
the end of this work, for which he participated while suppliers of data comprising the
non-probability sampling that served. Methodologically, the research qualifies as
quantitative and conducted by survey research, was composed by applying structured
questionnaire in the form of 12 (twelve) multiple-choice questions and 01 (a) discursive,
optional, in which the population of volunteers could narrate some fact of bullying that
has experienced. The main results show bullying is quite common practice in the school
environment, varying, however, about the gender of their victims/perpetrators, forms of
characterization, location where it occurs and consequences that arouse in the psyche of
the victim. It has, therefore, it is necessary to implement a new policy of public administration, which worries, in fact and law, with the pedagogical training of school
actors, which must, more than anyone, know to identify, eliminate and prevent. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bullying | eng |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Gestão pública | por |
dc.subject | Responsabilização | por |
dc.subject | Children | eng |
dc.subject | Adolescents | eng |
dc.subject | Public administration | eng |
dc.subject | Accountability | eng |
dc.title | Gestão pública e a necessidade de combate e prevenção do bullying diante da possibilidade de responsabilização de educadores e instituições de ensino | por |
dc.title.alternative | Public school management and the need to combat and prevention of bullying on the possibility of accountability from educators and educational institutions | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | O bullying representa um dos maiores desafios a ser enfrentado pelos
educadores e gestores escolares do recém-iniciado século XXI. Dificuldade essa que se
extraí tanto da falta de embasamento teórico e prático que permita a esses profissionais
identificar sua ocorrência e/ou por que, esporadicamente, quando identificada, na
esmagadora maioria das vezes, não sabem eles como proceder em seu trato. Em virtude
disso, procurou-se, através do estudo proposto, inferir como os educadores e gestores
escolares veem o bullying no ambiente escolar para, a partir disso, destacar a necessidade
de um melhor pedagógico para lhes guarnecer na importante tarefa de preveni-lo e
erradicá-lo, evitando sejam responsabilizados por eventual atitude omissiva. Desse modo,
após estabelecer como público-alvo, os alunos do Programa Especial de Graduação
(PEG) Formação de Professores para o Ensino Profissional da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), dirigiu-se a eles o questionário constante ao final do
supranominado, para o qual participaram enquanto fornecedores dos dados que
compuseram a amostragem não probabilística que o embasou. Metodologicamente, a
pesquisa se classifica como quantitativa e, conduzida mediante pesquisa survey, foi
composto pela aplicação de questionário estruturado sob a forma de 12 (doze) perguntas
de múltipla escolha e 01 (uma) discursiva, opcional, em que a população de voluntários
poderia narrar algum fato de bullying que tenha vivenciado. Os principais resultados
encontrados demonstram o bullying é prática bastante comum no ambiente escolar, variando, entretanto, quanto ao gênero de suas vítimas/agressores, formas de
caracterização, local em que ocorre e consequências que despertam na psique do lesado.
Disso se tem, portanto, é necessário implementar uma nova política de gestão pública, a
qual se preocupe, de fato e de direito, com a formação pedagógica dos atores escolares,
que devem, mais do que qualquer um, saber identificar, erradicar e prevenir essa
verdadeira patologia social que vem em constante crescimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |