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dc.contributor.advisorRosa, Luciana Aparecida Barbieri da
dc.creatorPompéo, Wagner Augusto Hundertmarck
dc.date.accessioned2018-02-22T14:55:32Z
dc.date.available2018-02-22T14:55:32Z
dc.date.issued2014-07-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12504
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractBullying is one of the biggest challenges to be faced by educators and school managers of newly started the 21st century. This difficulty to extract both the lack of theoretical and practical basis that allows these professionals identify their occurrence and/or why, sporadically, when identified, in the overwhelming majority of the time, they don't know how to proceed in your arrangement. As a result, was, through the study proposed, infer as educators and school managers see bullying in the school environment to, from there, highlight the need for a better education for their garnish on important task to prevent it and eradicate it, avoiding being liable for eventual of omission attitude. Thus, after establishing as target audience, the students of the special program of graduation (PEG) teacher training for vocational education of the Federal University of Santa Maria (UFSM), addressed them the constant questionnaire at the end of this work, for which he participated while suppliers of data comprising the non-probability sampling that served. Methodologically, the research qualifies as quantitative and conducted by survey research, was composed by applying structured questionnaire in the form of 12 (twelve) multiple-choice questions and 01 (a) discursive, optional, in which the population of volunteers could narrate some fact of bullying that has experienced. The main results show bullying is quite common practice in the school environment, varying, however, about the gender of their victims/perpetrators, forms of characterization, location where it occurs and consequences that arouse in the psyche of the victim. It has, therefore, it is necessary to implement a new policy of public administration, which worries, in fact and law, with the pedagogical training of school actors, which must, more than anyone, know to identify, eliminate and prevent.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectCriançapor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectResponsabilizaçãopor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectAdolescentseng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.subjectAccountabilityeng
dc.titleGestão pública e a necessidade de combate e prevenção do bullying diante da possibilidade de responsabilização de educadores e instituições de ensinopor
dc.title.alternativePublic school management and the need to combat and prevention of bullying on the possibility of accountability from educators and educational institutionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoO bullying representa um dos maiores desafios a ser enfrentado pelos educadores e gestores escolares do recém-iniciado século XXI. Dificuldade essa que se extraí tanto da falta de embasamento teórico e prático que permita a esses profissionais identificar sua ocorrência e/ou por que, esporadicamente, quando identificada, na esmagadora maioria das vezes, não sabem eles como proceder em seu trato. Em virtude disso, procurou-se, através do estudo proposto, inferir como os educadores e gestores escolares veem o bullying no ambiente escolar para, a partir disso, destacar a necessidade de um melhor pedagógico para lhes guarnecer na importante tarefa de preveni-lo e erradicá-lo, evitando sejam responsabilizados por eventual atitude omissiva. Desse modo, após estabelecer como público-alvo, os alunos do Programa Especial de Graduação (PEG) Formação de Professores para o Ensino Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dirigiu-se a eles o questionário constante ao final do supranominado, para o qual participaram enquanto fornecedores dos dados que compuseram a amostragem não probabilística que o embasou. Metodologicamente, a pesquisa se classifica como quantitativa e, conduzida mediante pesquisa survey, foi composto pela aplicação de questionário estruturado sob a forma de 12 (doze) perguntas de múltipla escolha e 01 (uma) discursiva, opcional, em que a população de voluntários poderia narrar algum fato de bullying que tenha vivenciado. Os principais resultados encontrados demonstram o bullying é prática bastante comum no ambiente escolar, variando, entretanto, quanto ao gênero de suas vítimas/agressores, formas de caracterização, local em que ocorre e consequências que despertam na psique do lesado. Disso se tem, portanto, é necessário implementar uma nova política de gestão pública, a qual se preocupe, de fato e de direito, com a formação pedagógica dos atores escolares, que devem, mais do que qualquer um, saber identificar, erradicar e prevenir essa verdadeira patologia social que vem em constante crescimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [312]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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