Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Michele Kapp
dc.creatorBecker, Patrícia Tarouco Manetti
dc.date.accessioned2016-02-22T13:35:03Z
dc.date.available2016-02-22T13:35:03Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1250
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe need of making a report that applies to the social context and is related to a social practice is the base of this research: interdisciplinarity using the school radio station. social issues requires matching two or more academic fields in a practical solution for these problems. the technological prospect facing education leads the educator to reconsider the goals related to the technological and human faces, besides every minute students have more access to technological means, and the school must collaborate with this technological revolution. However it is not always that people have access to the tecnology progress because of the deficiency on personal structure and low salaries, although it developments very fast. the project proposal to the team of educators and students is to make programs with the school radio station that are related with their reality and the knowledge studied in the academic fields; educational themes will be taught along the academic fields of eja. after the accomplishment of the programs , one concludes that using the medea radio station at school contributes to different development habilities and skills of the students but also encourages interdisciplinarity practices to happen in everyday public school , so therefore, the realization of a global knowledge not segmented.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRádioescolapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducandopor
dc.titleO uso da mídia rádio na prática pedagógica do EJA no Instituto Estadual de Educação Ponche Verde, em Piratini/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA necessidade de desenvolver um trabalho, aplicado ao contexto social e com uma abordagem relacionada à prática social, é o motivo básico desta pesquisa. A interdisciplinaridade, associada ao uso da mídia rádio-escola, no contexto educativo, é um dos caminhos que buscamos para identificar o educando com os problemas sociais, que se apresentam no nosso cotidiano e que, às vezes, exigem que diferentes disciplinas se relacionem entre si para a busca de uma solução prática para os mesmos. É em virtude disto que a perspectiva tecnológica, frente à educação, leva o educador a repensar seus objetivos em relação ao lado humano, pois a cada instante os meios tecnológicos vêm ao encontro dos educandos e a escola, por sua vez, tem o dever de acompanhar essa evolução. Entretanto, nem sempre o ser humano tem acesso a tecnologia avançada, ainda que esta cresça de forma exponencial, por falta de estrutura material ou pessoal. A proposta do presente projeto colocada à equipe de educadores e aos educandos foi que, através de uma rádio-escola, os mesmos iriam criar, editar e concluir programas, que relacionassem a sua realidade com o conhecimento adquirido nas disciplinas, onde estes seriam tratados como temas educativos, envolvendo todas as disciplinas da EJA. Após a realização dos programas elaborados, conclui-se que o uso da mídia rádio na escola contribui para o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências por parte dos educandos como ainda favorece que práticas interdisciplinares aconteçam no cotidiano da escola pública favorecendo ainda, por conseguinte, a efetivação de um conhecimento global e não compartimentalizado.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples