Gestão escolar: formação continuada de professoras alfabetizadoras em seus espaços de atuação profissional
Resumo
Este trabalho monográfico insere-se nos estudos do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, cujo foco está centrado na formação continuada de professores da Educação Básica e sua articulação com a Gestão Escolar. Como objetivo geral nos propusemos compreender as concepções que as equipes gestoras têm acerca da formação continuada de seus professores alfabetizadores e quais as ações/estratégias institucionais são promovidas por eles. Como objetivos específicos: conhecer as concepções da equipe gestora de escolas municipais sobre a formação docente continuada no contexto da alfabetização; identificar ações e estratégias desenvolvidas pela equipe gestora com vista à formação continuada docente e evidenciar a articulação entre proposições institucionais e as concepções da equipe gestora sobre a formação continuada de professores. Para a construção do referencial teórico e metodológico utilizamos os preceitos de Bolzan (2002; 2009); Freitas (2002); Fullan e Hargreaves (2000); Libâneo (2012); Lück (2013); Mizukami (2002). Desenvolvemos essa pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural, baseado nos estudos de Bolzan (2001-2015), a qual permite a compreensão do sujeito levando em conta o seu meio social, cultural e histórico. Assim, foram realizadas entrevistas narrativas semiestruturadas com seis sujeitos de três escolas municipais de Santa Maria-RS, dentre eles, uma coordenadora pedagógica e uma professora regente de classe de alfabetização de cada uma dessas instituições. A análise das narrativas permitiu-nos a elaboração da categoria denominada gestão escolar: reflexões sobre a formação continuada que se desmembrou em duas dimensões categoriais: formação continuada em uma perspectiva colaborativa e formação continuada em uma perspectiva fragmentada. Os achados de pesquisa evidenciam que no âmbito interno, as reuniões pedagógicas despontam como espaço formativo de destaque, porém, percebemos a carência de estratégias assertivas que problematizem e possibilitem a formação continuada voltada ao contexto de atuação dos professores. O Programa de alfabetização na Idade Certa (Pnaic), por sua vez, despontou como ação formativa externa relevante, embora existam aspectos neste programa que necessitam ser esclarecidos e reavaliados. Portanto, consideramos que tais ações sejam pensadas e direcionadas a realidade com a qual os professores atuam, investindo no compartilhamento de saberes entre eles para transformar essa realidade.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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