Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorTeixeira, Carolina Terribile
dc.date.accessioned2018-02-23T13:08:42Z
dc.date.available2018-02-23T13:08:42Z
dc.date.issued2014-07-30
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12520
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research is relevant because it creates the opportunity to investigate and understand, through educational management, disabled students in institutional welcoming condition’s school inclusion reality. So, this research investigates the relations that permeate Management, inclusion and disabled students who experience institutional welcoming condition. The problem of this research is how educational management organizes disabled students in institutional welcoming condition’s school inclusion process. The general objective investigates how management executes disabled students in institutional welcoming condition’s school inclusion process. In order to develop this research, a qualitative approach has been chosen by performing a case study. Semi-structured interviews and school observations were performed for data collection. Data were analyzed based on Bardin’s Content Analysis (1977). For discussion basis, authors such as Lück (2006), Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Garcia (2009), Kassar (2013), Sousa; Paravidini (2013) among others were used. Results showed that school organizes disabled students in institutional welcoming condition’s inclusion limitedly because it lacks resources like structure and specialized professionals. In classroom, difficulties in making inclusion happen prevail, the teacher in regular classroom stays stuck to the difficulties and does not pursue new possibilities to include the student under study. Teachers’ diverse conceptions about these students’ inclusion have been identified. Thus, it is important that studies within this context be enlarged.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAlunos com deficiênciapor
dc.subjectAcolhimento institucionalpor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectDisabled studentseng
dc.subjectInstitutional welcomingeng
dc.titleGestão educacional e inclusão: visualizando alunos com deficiência em situação de acolhimento institucionalpor
dc.title.alternativeEducational management and inclusion: visualizing disabled students in institutional welcoming conditioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa é relevante porque oportuniza a investigação e a compreensão, por meio da gestão educacional, da realidade da inclusão escolar de alunos com deficiência que estão em situação de acolhimento institucional. Diante disso, este estudo investiga sobre as relações que permeiam a Gestão, a Inclusão e os Alunos com deficiência que vivem em situação de Acolhimento Institucional. A questãoproblema preocupa-se em como a gestão educacional organiza o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional. O objetivo geral busca investigar como a gestão realiza o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional. Para desenvolver esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações na escola. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Para o embasamento das discussões, foram utilizados autores como Lück (2006), Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Garcia (2009), Kassar (2013), Rosseti-Ferreira (2013), Sousa; Paravidini (2013), entre outros. Como resultados, verificou-se que a escola organiza, de forma limitada, a inclusão dos alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional, visto que a ela faltam recursos como estrutura e profissionais especializados. Em sala de aula, predominam as dificuldades em fazer acontecer a inclusão, a professora de sala comum permanece presa as dificuldades e não procura novas possibilidades para incluir o aluno estudado. Analisou-se que os professores têm concepções diversas a respeito da inclusão desses alunos. Dessa forma, é importante que estudos acerca desse contexto sejam ampliados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [293]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto