dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Teixeira, Carolina Terribile | |
dc.date.accessioned | 2018-02-23T13:08:42Z | |
dc.date.available | 2018-02-23T13:08:42Z | |
dc.date.issued | 2014-07-30 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12520 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This research is relevant because it creates the opportunity to investigate and
understand, through educational management, disabled students in institutional
welcoming condition’s school inclusion reality. So, this research investigates the
relations that permeate Management, inclusion and disabled students who
experience institutional welcoming condition. The problem of this research is how
educational management organizes disabled students in institutional welcoming
condition’s school inclusion process. The general objective investigates how
management executes disabled students in institutional welcoming condition’s school
inclusion process. In order to develop this research, a qualitative approach has been
chosen by performing a case study. Semi-structured interviews and school
observations were performed for data collection. Data were analyzed based on
Bardin’s Content Analysis (1977). For discussion basis, authors such as Lück (2006),
Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Garcia (2009), Kassar (2013), Sousa; Paravidini
(2013) among others were used. Results showed that school organizes disabled
students in institutional welcoming condition’s inclusion limitedly because it lacks
resources like structure and specialized professionals. In classroom, difficulties in
making inclusion happen prevail, the teacher in regular classroom stays stuck to the
difficulties and does not pursue new possibilities to include the student under study.
Teachers’ diverse conceptions about these students’ inclusion have been identified.
Thus, it is important that studies within this context be enlarged. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Alunos com deficiência | por |
dc.subject | Acolhimento institucional | por |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Disabled students | eng |
dc.subject | Institutional welcoming | eng |
dc.title | Gestão educacional e inclusão: visualizando alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional | por |
dc.title.alternative | Educational management and inclusion: visualizing disabled students in institutional welcoming condition | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é relevante porque oportuniza a investigação e a compreensão, por
meio da gestão educacional, da realidade da inclusão escolar de alunos com
deficiência que estão em situação de acolhimento institucional. Diante disso, este
estudo investiga sobre as relações que permeiam a Gestão, a Inclusão e os Alunos
com deficiência que vivem em situação de Acolhimento Institucional. A questãoproblema
preocupa-se em como a gestão educacional organiza o processo de
inclusão escolar de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional.
O objetivo geral busca investigar como a gestão realiza o processo de inclusão
escolar de alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional. Para
desenvolver esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, realizando um
estudo de caso. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas e observações na escola. Os dados foram analisados com base na
Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Para o embasamento das discussões, foram
utilizados autores como Lück (2006), Libâneo; Oliveira; Toschi (2005), Garcia (2009),
Kassar (2013), Rosseti-Ferreira (2013), Sousa; Paravidini (2013), entre outros. Como
resultados, verificou-se que a escola organiza, de forma limitada, a inclusão dos
alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional, visto que a ela
faltam recursos como estrutura e profissionais especializados. Em sala de aula,
predominam as dificuldades em fazer acontecer a inclusão, a professora de sala
comum permanece presa as dificuldades e não procura novas possibilidades para
incluir o aluno estudado. Analisou-se que os professores têm concepções diversas a
respeito da inclusão desses alunos. Dessa forma, é importante que estudos acerca
desse contexto sejam ampliados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |