A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: ações de incentivo à leitura e à escrita na escola
Resumo
Este estudo insere-se na linha de pesquisa Gestão de Instituições Educacionais do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central deste estudo é a dinâmica do trabalho pedagógico e as ações de incentivo à leitura e à escrita. Como objetivo geral, buscamos compreender como a organização do trabalho pedagógico implica no desenvolvimento das ações de incentivo à leitura e à escrita no ciclo de alfabetização e objetivos específicos: reconhecer as ações de incentivo à leitura e à escrita desenvolvidos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS; identificar as relações estabelecidas entre as ações de incentivo à leitura e à escrita elaboradas e desenvolvidas com a Proposta Pedagógica da Escola e conhecer como a gestão escolar se organiza para a elaboração e desenvolvimento de ações de incentivo à leitura e à escrita. Para tanto utilizamos como pressupostos teóricos de autores como: Ferreiro (1989, 1999, 2011a, 2011b), Mortatti (2004, 2006), Cagliari (1991), Lück (2008a, 2008b, 2014), Libâneo; Oliveira e Toschi (2012), Bolzan (2007, 2009, 2011 e 2013) e Freire (2011). Como abordagem metodológica optamos pela realização de uma pesquisa qualitativa de cunho narrativo sociocultural, pois, têm como base de estudo as falas/narrativas de coordenador pedagógico e professores do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º ano) do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada com tópicos-guias que possibilitam que os sujeitos pensem livremente sobre o tema abordado, além disso, foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e planos de estudos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. A partir deste estudo, foi possível compreender como as professoras organizam seu trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização, bem como as ações de incentivo à leitura e à escrita realizadas mensalmente na escola e diariamente na sala de aula, sendo estas de iniciativa dos próprios professores. Também, constatamos que a gestão escolar se encontra engajada em oferecer aos estudantes um ambiente favorável à aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvendo ações que visam incentivar a leitura e a escrita prazerosa e significativa em sala de aula.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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