Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorCardoso, Gabriela Cedalia
dc.date.accessioned2018-02-23T13:27:52Z
dc.date.available2018-02-23T13:27:52Z
dc.date.issued2016-01-25
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12521
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis study is part of the research line Management of Educational Institutions from the Course of Specialization in School Management (Gestão de Instituições Educacionais do Curso de Especialização em Gestão Educacional - CEGE), from Educational Center, from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The central focus of this study is the dynamics of pedagogical work and the incentive actions for reading and writing. As general objective, we seek to understand how the organization of pedagogical work implies in the development of the incentive actions for reading and writing in the literacy cycle and specific objectives: recognize the incentive actions for reading and writing developed in a school of the Municipal Educational System of Santa Maria/RS; identify the relations established among the incentive actions for reading and writing elaborated and developed with the Pedagogical Proposal of the School and know how the school management organizes itself to elaborate and develop incentive actions for reading and writing. For this, we use as theoretical assumptions by authors such as: Ferreiro (1989, 1999, 2011a, 2011b), Mortatti (2004, 2006), Cagliari (1991), Lück (2008a, 2008b, 2014), Libâneo; Oliveira and Toschi (2012), Bolzan (2007, 2009, 2011 and 2013) and Freire (2011). As methodological approach we chose to perform qualitative research of sociocultural narrative nature, because it has as study basis the speech/narratives of pedagogical coordinator and teachers of the Literacy Cycle (Ciclo de Alfabetização) (1st, 2nd and 3rd year) of Elementary School. As instrument of data collection we performed the semi-structured interview with topic-guides that allows that the subjects think freely about the covered theme, besides, it was performed the documental analysis of the Pedagogical Political Project (PPP) and study plans of 1st, 2nd and 3rd year of Elementary School. From this study, it was possible to comprehend how the teachers organize their pedagogical work in the literacy cycle, as well as the incentive actions for reading and writing performed monthly at school and daily at the classroom, and these actions at the classroom were initiative of the teachers themselves. Also, we observed that the school management finds itself committed to offer to the students a favorable environment to the learning of reading and writing, developing actions that seek to incentive enjoyable and significant reading and writing in the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPedagogical workeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectLiteracy cycleeng
dc.titleA organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: ações de incentivo à leitura e à escrita na escolapor
dc.title.alternativeThe organization of pedagogical work in the literacy cycle: incentive actions for reading and writing at schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo insere-se na linha de pesquisa Gestão de Instituições Educacionais do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central deste estudo é a dinâmica do trabalho pedagógico e as ações de incentivo à leitura e à escrita. Como objetivo geral, buscamos compreender como a organização do trabalho pedagógico implica no desenvolvimento das ações de incentivo à leitura e à escrita no ciclo de alfabetização e objetivos específicos: reconhecer as ações de incentivo à leitura e à escrita desenvolvidos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS; identificar as relações estabelecidas entre as ações de incentivo à leitura e à escrita elaboradas e desenvolvidas com a Proposta Pedagógica da Escola e conhecer como a gestão escolar se organiza para a elaboração e desenvolvimento de ações de incentivo à leitura e à escrita. Para tanto utilizamos como pressupostos teóricos de autores como: Ferreiro (1989, 1999, 2011a, 2011b), Mortatti (2004, 2006), Cagliari (1991), Lück (2008a, 2008b, 2014), Libâneo; Oliveira e Toschi (2012), Bolzan (2007, 2009, 2011 e 2013) e Freire (2011). Como abordagem metodológica optamos pela realização de uma pesquisa qualitativa de cunho narrativo sociocultural, pois, têm como base de estudo as falas/narrativas de coordenador pedagógico e professores do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º ano) do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada com tópicos-guias que possibilitam que os sujeitos pensem livremente sobre o tema abordado, além disso, foi realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e planos de estudos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. A partir deste estudo, foi possível compreender como as professoras organizam seu trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização, bem como as ações de incentivo à leitura e à escrita realizadas mensalmente na escola e diariamente na sala de aula, sendo estas de iniciativa dos próprios professores. Também, constatamos que a gestão escolar se encontra engajada em oferecer aos estudantes um ambiente favorável à aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvendo ações que visam incentivar a leitura e a escrita prazerosa e significativa em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto