Memetizando e midiatizando: memes como estratégia discursiva evangélica
Resumo
O trabalho faz uma abordagem comunicacional dos memes de internet, compreendendo-os como dispositivos que têm lugar no processo de midiatização da sociedade (BRAGA, 2006; FAUSTO NETO, 2008; VERÓN, 2014). Dá atenção especial aos aspectos discursivos envolvidos na produção e apropriação dos memes, que são ressignificados através de operações que envolvem desenquadramentos e reenquadramentos (AUMONT, 1993) e que também acionam interdiscursividades (VERÓN, 2004; MAINGUENEAU, 1998). A pesquisa analisa a apropriação de memes de internet no campo religioso protestante, em páginas que se autodescrevem como de humor evangélico. Investiga como a apropriação deste mecanismo discursivo da comunicação contemporânea se articula no processo de midiatização da religião. O objetivo principal é identificar as estratégias discursivas construídas através desses memes, de modo a contribuir na compreensão das mudanças e tendências no campo religioso em sua relação com o mundo secular a partir de seus entrecruzamentos com o campo midiático. Empreende-se, para isso, um estudo de caso múltiplo (YIN, 2005), analisando memes em três páginas escolhidas a partir da identificação de contratos de leitura (VERÓN, 2004; FAUSTO NETO, 2007) que guardam similaridades e também singularidades. Em uma análise dos discursos a partir da perspectiva de Verón (2004), elucida-se também os efeitos de sentido que são produzidos através dos memes como dispositivos de enunciação em ambientes virtuais religiosos e as interações dos campos religioso e midiático no ambiente das redes sociais.
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