Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria - RS: diálogos possíveis
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Data
2016-02-18Autor
Andrade, Natália Desconsi de
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Esta é uma pesquisa que trata sobre a Educação em Tempo Integral na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria. Nessa perpectiva, tem como objetivo compreender a proposta educativa realizada com as crianças que permanecem em Tempo Integral na escola. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A investigação objetivou a compreensão da organização do trabalho docente em uma turma de crianças que estão em Tempo Integral na escola, e também do trabalho realizado pela equipe gestora escolar, em especial da direção, na organização do trabalho docente em turmas de crianças que permanecem na escola em Tempo Integral. É direito da criança ter acesso à educação de qualidade e permanecer na escola em tempo integral. Contudo, para que se cumpra a lei, garantindo o direito ao acesso, é necessário pedir autorização judicial, todavia, infelizmente, não há possibilidade de muitas crianças continuarem. Para tanto, seria necessária a ampliação dos espaços escolares a fim de que estas crianças não fossem obrigadas a perder o vínculo com a escola pública de Educação Infantil. Com o aumento do número de instituições para atender as crianças de zero a cinco anos, poderíamos implementar melhor qualidade no atendimento às necessidades da população do município. Essa é uma luta longa e muito árdua da sociedade em prol da garantia do direito ao acesso das crianças na escola em Turno Integral.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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