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dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorAndrade, Natália Desconsi de
dc.date.accessioned2018-02-23T13:49:05Z
dc.date.available2018-02-23T13:49:05Z
dc.date.issued2016-02-18
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12523
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis is a research that treats about the Full Time Education in Early Childhood Education of a Municipal School of Santa Maria city. Thus, it aims to comprehend the educational proposal performed for the children that stay Full Time at school. The methodology used was the qualitative approach, and the data collection was performed through semi-structured interviews. The investigation aimed the comprehension of the teaching work organization in a class of children that are Full Time at school, and also of the work performed by the school management team, in special the principalship, in the organization of the teaching work in classes of children that stay Full Time at school. It is a right of the child having access to quality education and to stay Full Time at school. However, in order to enforce the law ensuring the right to access it is necessary to ask for judicial authorization, nevertheless, unfortunately, there is no possibility of several children to continue, therefore it would be necessary the enlargement of the school spaces so that these children were not obliged to lose their link with the public school of Early Childhood Education. With the increasing number of institutions to help the children aged from zero to five years old, we could implement better quality in the assistance to the necessities of the population from the municipality. This is a long and very hard struggle of the society in favor of the defense that ensures the right to access of the children Full Time at school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação em tempo integralpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFull time educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleEducação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria - RS: diálogos possíveispor
dc.title.alternativeFull time education in an early childhood education school of Santa Maria - RS: possible dialogueseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa que trata sobre a Educação em Tempo Integral na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria. Nessa perpectiva, tem como objetivo compreender a proposta educativa realizada com as crianças que permanecem em Tempo Integral na escola. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A investigação objetivou a compreensão da organização do trabalho docente em uma turma de crianças que estão em Tempo Integral na escola, e também do trabalho realizado pela equipe gestora escolar, em especial da direção, na organização do trabalho docente em turmas de crianças que permanecem na escola em Tempo Integral. É direito da criança ter acesso à educação de qualidade e permanecer na escola em tempo integral. Contudo, para que se cumpra a lei, garantindo o direito ao acesso, é necessário pedir autorização judicial, todavia, infelizmente, não há possibilidade de muitas crianças continuarem. Para tanto, seria necessária a ampliação dos espaços escolares a fim de que estas crianças não fossem obrigadas a perder o vínculo com a escola pública de Educação Infantil. Com o aumento do número de instituições para atender as crianças de zero a cinco anos, poderíamos implementar melhor qualidade no atendimento às necessidades da população do município. Essa é uma luta longa e muito árdua da sociedade em prol da garantia do direito ao acesso das crianças na escola em Turno Integral.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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