dc.contributor.advisor | Hennicka, Micheli Daiani | |
dc.creator | Wendler, Rosiméri Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T11:27:41Z | |
dc.date.available | 2018-02-26T11:27:41Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12529 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This monograph was titled the school supervisor as an articulator of the educational process. Within this theme, it sought to: What is the role of the school supervisor with the management team and teachers to improve the quality of teaching and students' learning process? And as a general goal: Identify how is the relationship of the school supervisor with the other members of the management team, teachers, students seeking to improve the quality of teaching-learning process, based on a conception of democratic management. As for the specific objectives sought to investigate how, and if it happens, the joint school supervisor to pedagogical processes aimed at improving the quality of teaching-learning process and ultimately determine how elaborate the proposed work of school supervisors in accordance with the educational institution in which it works. The methodology developed field research and literature, using questionnaires with 3 school supervisors from different schools in Santa Cruz do Sul / RS. The results showed that the function of the supervisor is not only something bureaucratic, because she is linked directly to the teaching-learning process. However, the reality in schools is worrisome because supervisors are failing to do their jobs properly and enthusiastically. Therefore, it is concluded that school supervision plays a key role in the school, so these professionals should always seek innovation, be a link between the different school sectors to make a collective effort, aimed at educational success at school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Supervisão escolar | por |
dc.subject | Processo pedagógico | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | School supervision | eng |
dc.subject | Educational process | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Supervisor escolar o articulador do processo pedagógico | por |
dc.title.alternative | School supervisor: the articulator educational process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia teve como tema o supervisor escolar como articulador do processo pedagógico. Dentro dessa temática, buscou-se: Qual a função do supervisor escolar junto a equipe diretiva e aos docentes para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos educandos? E como objetivo geral: Identificar como é a relação do supervisor escolar com os demais integrantes da equipe diretiva, professores, alunos em busca de melhorar a qualidade do processo ensino–aprendizado, dentro de uma concepção de gestão democrática. Quanto aos objetivos específicos procurou-se investigar como, e se acontece, a articulação do supervisor escolar aos processos pedagógicos, visando à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e por fim averiguar como é elaborada a proposta de trabalho dos supervisores escolares de acordo com a instituição escolar em que o mesmo trabalha. Como metodologia, se desenvolveu uma pesquisa de campo e bibliográfica, aplicando questionários com 3 supervisores escolares, de diferentes escolas de Santa Cruz do Sul/RS. Os resultados mostraram que a função do supervisor não é somente algo burocrático, pois ela esta vinculada, diretamente, ao processo de ensino-aprendizagem. Porém, a realidade vivenciada nas escolas é preocupante, pois os supervisores não estão conseguindo exercer sua função de maneira adequada e com entusiasmo. Portanto, se conclui que a supervisão escolar tem um papel fundamental na escola, por isso esses profissionais devem sempre buscar inovações, ser um elo entre os diferentes setores da escola para realizar um trabalho coletivo, visando o êxito educativo no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |