Gestão escolar e os desafios tecnológicos na área ciências da natureza
Resumo
A incorporação das novas tecnologias no campo educacional vem contribuindo para expandir o acesso à informação e, principalmente, promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e financeira da escola. Assim, o presente estudo analisou se as Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação foram inseridas no desenvolvimento das ações pedagógicas na área Ciências da Natureza na Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes, localizada na cidade de Candelária – RS. A pesquisa é de natureza qualitativa por meio de estudo de caso, com observações diretas realizadas no local e também, por um questionário enviado via e-mail a oito professores da área Ciências da Natureza da escola. A análise mostrou como as tecnologias estão inseridas no Projeto Político Pedagógico da escola e também apresentou indícios de que houve incentivos por parte da gestão escolar na integração e inserção das TIC, o que ressalta a importância da inserção destas no ensino e aprendizagem dos educandos. Os resultados demostram um indicador positivo no que diz respeito a inclusão das TIC na área Ciências da Natureza da escola analisada porém, para se obter melhores resultados a respeito do ensino e aprendizagem dos educandos, quanto aos recursos utilizados em sala de aula, será realizado uma nova pesquisa na disciplina de Química.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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