dc.contributor.advisor | Mallmann, Elena Maria | |
dc.creator | Melchior, Marcia | |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T13:23:14Z | |
dc.date.available | 2018-02-26T13:23:14Z | |
dc.date.issued | 2016-01-28 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12533 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The incorporation of new technologies in education has contributed to expanding access to information and, above all, promote the establishment of collaborative learning communities that favor the construction of knowledge, communication, continuing education and the coordinated management of the administrative, financial and pedagogical school. The present study examined whether the Information and Communication Technologies have been inserted in the development of educational activities in the field of natural sciences at the State Preparatory High School Guide Lopes, located in Candelaria - RS. The research is qualitative through case study with direct observations made on site and also by a questionnaire sent via email to eight teachers of the school of natural sciences area. The analysis showed how technologies are embedded in the Pedagogical Political Project of school and also provide some evidence that there has been action by the school management in the integration and inclusion of ICT, who notes the importance of integrating these in teaching and learning of students. The results demonstrate a positive indicator regarding the inclusion of ICT in the school of natural sciences area analyzed but for best results regarding the teaching and learning of the students, as the resources used in the classroom , one will be held new research in the chemistry discipline. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Ciências da natureza | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Natural sciences | eng |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.title | Gestão escolar e os desafios tecnológicos na área ciências da natureza | por |
dc.title.alternative | School management and technological challenges in nature sciences | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A incorporação das novas tecnologias no campo educacional vem contribuindo para expandir o acesso à informação e, principalmente, promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e financeira da escola. Assim, o presente estudo analisou se as Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação foram inseridas no desenvolvimento das ações pedagógicas na área Ciências da Natureza na Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes, localizada na cidade de Candelária – RS. A pesquisa é de natureza qualitativa por meio de estudo de caso, com observações diretas realizadas no local e também, por um questionário enviado via e-mail a oito professores da área Ciências da Natureza da escola. A análise mostrou como as tecnologias estão inseridas no Projeto Político Pedagógico da escola e também apresentou indícios de que houve incentivos por parte da gestão escolar na integração e inserção das TIC, o que ressalta a importância da inserção destas no ensino e aprendizagem dos educandos. Os resultados demostram um indicador positivo no que diz respeito a inclusão das TIC na área Ciências da Natureza da escola analisada porém, para se obter melhores resultados a respeito do ensino e aprendizagem dos educandos, quanto aos recursos utilizados em sala de aula, será realizado uma nova pesquisa na disciplina de Química. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |