Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorMelchior, Marcia
dc.date.accessioned2018-02-26T13:23:14Z
dc.date.available2018-02-26T13:23:14Z
dc.date.issued2016-01-28
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12533
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe incorporation of new technologies in education has contributed to expanding access to information and, above all, promote the establishment of collaborative learning communities that favor the construction of knowledge, communication, continuing education and the coordinated management of the administrative, financial and pedagogical school. The present study examined whether the Information and Communication Technologies have been inserted in the development of educational activities in the field of natural sciences at the State Preparatory High School Guide Lopes, located in Candelaria - RS. The research is qualitative through case study with direct observations made on site and also by a questionnaire sent via email to eight teachers of the school of natural sciences area. The analysis showed how technologies are embedded in the Pedagogical Political Project of school and also provide some evidence that there has been action by the school management in the integration and inclusion of ICT, who notes the importance of integrating these in teaching and learning of students. The results demonstrate a positive indicator regarding the inclusion of ICT in the school of natural sciences area analyzed but for best results regarding the teaching and learning of the students, as the resources used in the classroom , one will be held new research in the chemistry discipline.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectNatural scienceseng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleGestão escolar e os desafios tecnológicos na área ciências da naturezapor
dc.title.alternativeSchool management and technological challenges in nature scienceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA incorporação das novas tecnologias no campo educacional vem contribuindo para expandir o acesso à informação e, principalmente, promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e financeira da escola. Assim, o presente estudo analisou se as Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação foram inseridas no desenvolvimento das ações pedagógicas na área Ciências da Natureza na Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes, localizada na cidade de Candelária – RS. A pesquisa é de natureza qualitativa por meio de estudo de caso, com observações diretas realizadas no local e também, por um questionário enviado via e-mail a oito professores da área Ciências da Natureza da escola. A análise mostrou como as tecnologias estão inseridas no Projeto Político Pedagógico da escola e também apresentou indícios de que houve incentivos por parte da gestão escolar na integração e inserção das TIC, o que ressalta a importância da inserção destas no ensino e aprendizagem dos educandos. Os resultados demostram um indicador positivo no que diz respeito a inclusão das TIC na área Ciências da Natureza da escola analisada porém, para se obter melhores resultados a respeito do ensino e aprendizagem dos educandos, quanto aos recursos utilizados em sala de aula, será realizado uma nova pesquisa na disciplina de Química.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto