Avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica: uma revisão integrativa
Visualizar/ Abrir
Data
2014-07-12Autor
Inchauspe, Juciane Aparecida Furlan
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A incorporação do usuário na avaliação tem sido valorizada por constituir-se um indicador sensível da qualidade do serviço prestado. O estudo trata-se de uma Revisão Integrativa com objetivo de analisar a satisfação dos usuários atendidos pela estratégia de saúde da família. A fim de responder a questão norteadora “Como se caracteriza a produção científica sobre a satisfação dos usuários atendidos pela ESF?” A amostra compôs 14 artigos a partir das bases de dados SciELO e LILACS, cujos critérios de inclusão foram pesquisas publicadas no período entre 2002 a 2014. Verificou-se que os assuntos mais abordados estavam relacionados aos atributos de satisfação dos usuários e a qualidade da assistência à saúde na atenção básica. Concluiu-se que a incorporação rotineira da avaliação da satisfação pela perspectiva dos usuários torna-se uma ferramenta útil para realizar intervenção, redirecionamento nos serviços de saúde e nas políticas públicas, propiciando que a qualidade do serviço seja centrada no usuário.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: