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dc.contributor.advisorScherer, Flavia Luciane
dc.creatorBizzi, Luciane
dc.date.accessioned2016-02-22T14:48:56Z
dc.date.available2016-02-22T14:48:56Z
dc.date.issued2011-08-29
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1254
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present work of research investigated the perception that the students of the Courses of Graduation in Industrial Drawing – Emphasis Graphic Design and Emphasis Project of Product, of the Federal University of Santa Maria (UFSM), have as to the image of the institution and of the own course in that they are registered. In that sense, was sought theoretical foundation about the formation of the identity, of the image and of the reputation of the institutions, in order to uncover, also, the satisfaction of the students in general. On account of the growing demand of quality of the institutions of higher education by the students, so much present as much as future, and of the strong competitiveness in this educational segment accentuated by the considerable landing conquered by the private institutions, this work also intends to contribute significantly for the elaboration of competitive strategies of academic management. Of the gathering of data 148 questionnaires filled resulted, being 77 of respondents of the Emphasis Graphic Design and 71 of the Project of Product. The research characterized itself as a case study and the results were presented and analyzed on descriptive form. The facts obtained with the achievement of the research showed up, that most of the academic respondents manifested a good level of evaluation about the institutional image and about his courses. Also a good level of satisfaction prevailed if observed the indices in a general panorama. The manifestations of dissatisfaction, even scarce, require a meticulous research that identify his punctual needs and your attendance, in order to to be obtained better degree of perception and satisfaction in the totality of the student body.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImagem institucionalpor
dc.subjectDiscentespor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.titleAvaliação da imagem institucional: estudo de caso na UFSMpor
dc.title.alternativeEvaluation of the institutional image: case study in the UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa investigou a percepção que os discentes dos Cursos de Graduação em Desenho Industrial - Habilitação Programação Visual e Habilitação Projeto de Produto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), têm a respeito da imagem da instituição e do próprio curso em que estão matriculados. Nesse sentido, buscou-se embasamento teórico sobre a formação da identidade, da imagem e da reputação das instituições, a fim de desvelar, também, a satisfação dos alunos de modo geral. Em razão da crescente exigência de qualidade das instituições de ensino superior por parte dos alunos, tanto atuais quanto futuros, e da forte competitividade neste segmento educacional acentuada pelo considerável patamar conquistado pelas instituições privadas, este trabalho também visa contribuir significativamente para a elaboração de estratégias competitivas de gestão acadêmica. Da coleta de dados resultaram 148 questionários preenchidos, sendo 77 de respondentes da Habilitação Programação Visual e 71 da Projeto de Produto. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso e os resultados foram apresentados e analisados de forma descritiva. Os dados obtidos com a realização da pesquisa evidenciaram, que a maior parte dos acadêmicos respondentes manifestou um bom nível de avaliação sobre a imagem institucional e sobre seus cursos. Também um bom nível de satisfação prevaleceu se observados os índices em um panorama geral. As manifestações de insatisfação, mesmo escassas, requisitam uma pesquisa minuciosa que identifique as necessidades pontuais e seu atendimento, a fim de ser obtido melhor grau de percepção e satisfação na totalidade do corpo discente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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