Das diferentes relações contraídas pelos textos publicitários televisuais
Resumo
A presente tese interessa-se pelo processo comunicacional televisual, propondo-se a examinar, em
específico, o discurso publicitário, com o objetivo maior de analisar as relações contraídas entre os textos
publicitários e o mercado de consumo, tendo em vista as características do produto anunciado, as lógicas que
presidem seu consumo e o público alvo a que se destina. Em outros termos, questiona-se sobre a interferência
desses aspectos, bem como dos valores agregados à aquisição de um produto na configuração discursiva e
expressiva dos textos publicitários televisuais, na escolha das estratégias empregadas para interpelar seus
potenciais consumidores. Para melhor compreensão do processo de construção dos textos publicitários em
exame, a investigação apoia-se em princípios e fundamentos de uma semiótica de inspiração europeia, tal como
foi concebida por Hjelmslev, Greimas, Barthes, procurando traduzir e articular, do ponto de vista metodológico,
as concepções desses teóricos, de modo a aplicá-las na estruturação de um percurso de análise que possibilite
descrever esse tipo específico de discurso: o publicitário televisual, em suas diferentes modalidades de
configuração. O corpus foi composto por doze peças publicitárias televisuais veiculadas em âmbito nacional
durante a programação da RGT, via sua afiliada RBSTV, entre os dias 14 e 27.07.2014. Mesmo com narrativas e
configurações diversas, foram identificadas algumas regularidades: se os produtos anunciados e suas lógicas de
consumo não são os mesmos e eles até mesmo pertencem a diferentes setores, se eles se destinam a diferentes
faixas de público consumidor, se as narrativas são diversas, se seus protagonistas são configurados
diferentemente, se os cenários variam, as análises realizadas por esta investigação permitiram identificar muitos
aspectos comuns, reincidências que independem das características do público alvo, do tipo de produto
anunciado e mesmo das lógicas que presidem o seu consumo, contrariando a pressuposição inicial de que esses
fatores seriam definitivos na forma de configuração das peças publicitárias.
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