Acolhimento como uma estratégia para a melhoria da qualidade dos atendimentos nas unidades básicas de saúde
Fecha
2014-07-12Autor
Santos, Anderson Rodrigues dos
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Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a real necessidade de se efetivar
a proposta do acolhimento como uma medida de ação a ser implantada nas
unidades básicas de saúde para base de organização do processo em trabalho e,
especialmente, da grande demanda espontânea que chega no dia a dia nas
unidades básicas de saúde. As buscas foram realizadas a partir de pesquisas na
literatura nacional, da produção científica em temas que abordassem o acolhimento
como planejamento e estratégia de ação para uma melhor qualidade na organização
do processo de trabalho em saúde pública. Os achados demonstraram que a prática
do acolhimento se inicia ainda nos processos de saúde, por meio de escuta
qualificada e nas oportunidades de respostas dos usuários as suas necessidades
frente aos serviços de promoção de saúde. Expressivamente notou-se que embora
seja prescrito que todos os profissionais devam participar do acolhimento, a inserção
dos médicos ainda é um fato incipiente nesse processo de ação.
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