Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinto, Cândida Martins
dc.creatorRaimondi, Carla Rodrigues
dc.date.accessioned2018-03-05T15:39:00Z
dc.date.available2018-03-05T15:39:00Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12613
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe current work presents results of the application of a research project of qualitative approach carried out with a class of 10 students of the 2nd year of Highschool of a public school located in Cerro Grande, RS, in the discipline of Portuguese Language. The research aims to address the importance of the shared production of textual genres in school, based on the chronic genre, taking into account the diversity of literacy. The data analysis was constructed through the application of a recorded interview about the use of the Google Drive tool in the chronic textual production studied by the students. From the data analysis it was found that the methodology used was seen positively by the students, due to stressed that the use of Information and Communication Technologies fostered production classes in a collaborative way, favoring learning. The researcher perceived more students’ involvement, participation and collaboration.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCrônicapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectChroniceng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectGoogle driveeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.titleGênero crônica: a importância da produção textual compartilhada aliada às TICspor
dc.title.alternativeChronic genre: the importance of shared textual production allied to ICTeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta resultados da aplicação de um projeto de pesquisa de abordagem qualitativa realizado com uma turma de 10 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada em Cerro Grande - RS, na disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa tem como objetivo abordar a importância da produção compartilhada de gêneros textuais na escola, a partir do gênero crônica, levando em conta a diversidade de letramentos. A análise de dados foi construída através da aplicação de uma entrevista gravada sobre o uso da ferramenta Google Drive na produção textual crônica, estudada pelos alunos. A partir da análise de dados constatou-se que a metodologia utilizada foi vista de forma positiva pelos estudantes, pois salientaram que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação fomentou as aulas de produção textual de forma colaborativa, favorecendo a aprendizagem de modo descontraído. A pesquisadora percebeu mais envolvimento, participação e interação dos estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto