Por um ensino de várias cores: formação de professores à luz da história cultura afro-brasileira e africana
Resumo
A lei federal nº 10.639, promulgada em 2003, que prevê a inserção nos currículos
escolares do estudo da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana, surge como
instrumento e oportunidade para promoção de ações afirmativas dentro dos
contextos escolares e consequentemente implicando em mudanças na sociedade.
Porém, a instauração de um ordenamento jurídico por si só não é suficiente, é
preciso fornecer ao docente condições de aplicabilidade. E é isso que o presente
trabalho busca: provocar discussões no sentido de analisar, refletir, problematizar e
implementar na formação continuada dos professores de Educação Infantil(pois
políticas de ações afirmativas devem ser desenvolvidas desde a mais tenra idade),e
séries finais (especificamente do componente curricular História) do município de
Giruá, a educação das relações étnico-raciais. A Lei 10.639/03, que estabelece a
obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na
Educação Básica, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
das Relações Étnico Raciais, buscaram traçar orientações curriculares nacionais
para os diversos níveis da educação brasileira. A formação prevista em lei deve
instrumentalizar os professores para que estes venham a desenvolver em sala de
aula conteúdos, metodologias e práticas que contemplem a história e cultura do
negro, difundindo conhecimentos base do que vem a contemplar a cultura africana e
afro-brasileira. Considerando que os professores aprendem a ensinar de diversas
maneiras, o presente projeto, propõe-se a contribuir na formação docente, tendo
como tema central a educação das relações étnico-raciais. O trabalho se
desenvolverá em forma de minicursos, que serão organizados em quatro momentos
diferentes com abordagens especificas em cada uma delas. O trabalho pretende
oportunizar ao docente discussões sobre essa demanda que ora impõe-se em forma
de lei. A referência metodológica baseia-se em estudos bibliográficos e análise
documental. O investimento na formação continuada dos professores dos níveis de
educação atendidos pelo sistema municipal de ensino é de suma importância,
visando dessa forma oportunizar experiências, atualização, mudança de paradigmas
e o efetivo cumprimento da Lei nº 10.639/2003, desnaturalizando as relações étnicoraciais
no cotidiano escolar e desmistificando o mito da democracia racial.
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