Análise de jogos educacionais digitais como recurso para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual
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Data
2017-08-18Autor
Santos, Thamille Pereira dos
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Este artigo reporta uma pesquisa bibliográfica que investigou jogos digitais educacionais para que possam ser utilizados no ambiente do AEE, como forma de proporcionar a alfabetização de crianças com deficiência intelectual, com base nos critérios de Juhlin (2010). O presente estudo aponta aspectos metodológicos de investigação, baseados nos eixos qualitativo e quantitativo. Para realizar o objetivo proposto, buscou-se: 1) selecionar alguns jogos digitais educacionais; 2) analisar os jogos digitais educacionais selecionados quanto à possibilidade de utilização na sala de AEE, com crianças com deficiência intelectual; 3) identificar sua potencialidade como estímulo para o desenvolvimento da alfabetização de forma lúdica e pedagógica. Os resultados sugerem que os jogos educacionais digitais podem proporcionar uma aprendizagem lúdica, interativa e inovadora para o trabalho com crianças com deficiência intelectual, uma vez que estes apresentam elementos de aprendizagem, tais como efeito motivador, facilitador do aprendizado, resolução de problemas, tomada de decisão, reconhecimento de padrões, processamento de informações, criatividade e pensamento crítico, aprendizado por descoberta, coordenação motora e comportamento expert, além dos recursos sonoros e de temáticas do contexto da criança.
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