Laboratório didático experimental de geografia na educação de jovens e adultos
Resumo
Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de
Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da
realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensinoaprendizagem
na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do
educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando
em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo
educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade
escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de
atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à
Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que
denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos
sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades
didático-experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os
professores, juntamente com os demais membros da escola devem semear a idéia
da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando,
tornando-o reflexivo.
Coleções
- Geociências [20]