Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCardoso, Eduardo Schiavone
dc.creatorBotton, Elis Angela
dc.date.accessioned2016-02-23T14:25:57Z
dc.date.available2016-02-23T14:25:57Z
dc.date.issued2006-01-23
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1263
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Geociências, RS, 2006.por
dc.description.abstractTo understand practical the pedagogical one that it comes being developed in disciplines of young Geography given to the and adult requires the minimum knowledge of the reality of educating, besides participating directly with its environment of teach-learning in the school. For in such a way, information on the life of educating had been raised and carried through comments of the teaching work in classroom, leading in consideration all the factors that intervene or contribute for the educative process. It is known that it is not enough to raise given and information on the pertaining to school reality without considering something different, of this form had been elaborated a set of didactic-experimental activities directed to adult young education of referring and to Geography of the Rio Grande do Sul State the Suth. Such activities understand what we call, of lecture-lesson and workshops, that had approached theoretical and practical subjects on stadual Geography. Thus, from the raised data, the didactic-experimental activities and of the application and evaluation of the same ones, are verified that the teachers, together with the too much members of the school must show the idea of the innovation. The innovation requires pedagogical practicis that stimulates the student, becoming it reflective.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEJA (Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleLaboratório didático experimental de geografia na educação de jovens e adultospor
dc.title.alternativeExperimental didactic laboratory of geography in the young of end adult educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGeociênciaspor
dc.description.resumoCompreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensinoaprendizagem na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades didático-experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os professores, juntamente com os demais membros da escola devem semear a idéia da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando, tornando-o reflexivo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Geociências [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Geociências

Mostrar registro simples