dc.contributor.advisor | Cardoso, Eduardo Schiavone | |
dc.creator | Botton, Elis Angela | |
dc.date.accessioned | 2016-02-23T14:25:57Z | |
dc.date.available | 2016-02-23T14:25:57Z | |
dc.date.issued | 2006-01-23 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1263 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Geociências, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | To understand practical the pedagogical one that it comes being developed in
disciplines of young Geography given to the and adult requires the minimum
knowledge of the reality of educating, besides participating directly with its
environment of teach-learning in the school. For in such a way, information on the life
of educating had been raised and carried through comments of the teaching work in
classroom, leading in consideration all the factors that intervene or contribute for the
educative process. It is known that it is not enough to raise given and information on
the pertaining to school reality without considering something different, of this form
had been elaborated a set of didactic-experimental activities directed to adult young
education of referring and to Geography of the Rio Grande do Sul State the Suth.
Such activities understand what we call, of lecture-lesson and workshops, that had
approached theoretical and practical subjects on stadual Geography. Thus, from the
raised data, the didactic-experimental activities and of the application and evaluation
of the same ones, are verified that the teachers, together with the too much members
of the school must show the idea of the innovation. The innovation requires
pedagogical practicis that stimulates the student, becoming it reflective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Geografia | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | Laboratório didático experimental de geografia na educação de jovens e adultos | por |
dc.title.alternative | Experimental didactic laboratory of geography in the young of end adult education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Geociências | por |
dc.description.resumo | Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de
Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da
realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensinoaprendizagem
na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do
educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando
em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo
educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade
escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de
atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à
Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que
denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos
sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades
didático-experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os
professores, juntamente com os demais membros da escola devem semear a idéia
da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando,
tornando-o reflexivo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |