Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReginatto, Andrea Ad
dc.creatorIrber, Cristina
dc.date.accessioned2018-03-07T14:23:49Z
dc.date.available2018-03-07T14:23:49Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12632
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe article adresses an investigation report that sought to answer the question: How do the digital literacies processes (LDs) of students of Basic Education (EB), Elementary School and Hight School Education modality of Youth and Adults? The objective is to investigate the processes of LDs of students of EB, EF and EM mode EJA. This research is qualitative, exploratory type and case study. As empirical material was used a questionnaire about digitals literacies and Information and Communication Technology (ICT). The research subjects were 31 students from four EF Final Years (6th to 9th grade) and 55 EJA students (T7, T8 and T9). From this analysis emerged four categories: (a) the student and the technology; (b) technology in the classroom, (c) being literate digital, and (d) learning of ICT. In the subjects' answers it was verified that they do not present knowledge about LDs or are related to the decoding of information or finite activities. Students have learned to use technology alone or mediated by other known people and not in a school environment that should form critical technological and scientific citizens, with ICT being inclusive and not exclusive. And in relation to ICTs in the classroom can motivate students if the teacher has pedagogical domain of ICTs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLetramentos digitaispor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação em sala de aulapor
dc.subjectDigitals literacieseng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectTICs in classroomeng
dc.titleLetramentos digitais na educação básica e na educação de jovens e adultos: um estudo de caso sob a ótica dos discentespor
dc.title.alternativeDigitals literaciesin basic education and in education of youth and adults: a case study under the optics of the studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO artigo aborda um relato de investigação que buscou responder à pergunta: Como ocorrem os processos de letramentos digitais de alunos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos? O objetivo é investigar os processos de letramentos digitais de alunos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e estudo de caso. Como material empírico, foi utilizado como base um questionário sobre letramentos digitais (LDs) e as Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Os sujeitos de pesquisa são trinta e um discentes de quatro turmas da Educação Fundamental Anos Finais e cinquenta e cinco discentes do Ensino Médio, modalidade Educação de Jovens e Adultos. Dessa análise emergiram quatro categorias: (a) Os alunos e as TICs; (b) As TICs em sala de aula, (c) o ser letrado digital e (d) aprendizagem das TICs. Nas respostas dos sujeitos verificou-se que eles não apresentam conhecimentos sobre letramentos digitais ou estão relacionados à decodificação de informações ou atividades finitas. Os alunos aprenderam a usar as tecnologias sozinhas ou por meio da mediação de outras pessoas, não em um ambiente escolar que deve formar cidadãos críticos tecnológicos e científicos, visto que as TICs devem ser inclusivas, não exclusivas. Em relação às TICs, reiteramos que sua utilização em sala de aula pode motivar os alunos se o docente tiver domínio pedagógico destas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto