Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Rosangela Segala de
dc.creatorJohn, Débora
dc.date.accessioned2018-03-09T11:27:31Z
dc.date.available2018-03-09T11:27:31Z
dc.date.issued2017-11-28
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12655
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article reports a research on the use of the Duolingo application as a complementary didactic resource of English language teaching to help vocabulary memorization. According to Gass and Sellinker (2001) the lexicon may be the most important component of the language, with vocabulary errors being more stringent and also the most common among learners of a second language. The aim of the research is to verify if students, using Duolingo daily, demonstrate greater ease of learning and remember vocabulary. This research is characterized as a case study with a qualitative approach. The public audience were 8th and 9th grade students from a Municipal Elementary School from São Martinho / RS. There was a participation of 13 students, these 2 gave up. The use of Duolingo was approximately 6 months totaling 28 hours, performed as a homework assignment. Data collection occurred through annotations, record of participants' comments in class breaks, individual WhatsApp reports and questionnaires, which served as the basis for data analysis. Although it is not a solution for the learning of a foreign language, because it does not present situations of use of the language in real context or close to the real, it helps to memorize words, enriching students' vocabulary.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectDuolingopor
dc.subjectAprendizagem de vocabuláriopor
dc.subjectEducational technologieseng
dc.subjectVocabulary learningeng
dc.titleDuolingo: experiência como tarefa de casa na aprendizagem de vocabulário em língua inglesapor
dc.title.alternativeDuolingo: homework experience in english language vocabulary learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo relata uma pesquisa sobre o uso do aplicativo Duolingo como recurso didático complementar do ensino de Língua Inglesa para auxiliar a memorização de vocabulário. Segundo Gass e Sellinker (2001) o léxico pode ser o componente mais importante da língua, sendo os erros de vocabulário os mais sérios e também os mais comuns entre os aprendizes de uma segunda língua. O objetivo da pesquisa é verificar se os alunos, utilizando diariamente o Duolingo, demonstram maior facilidade de aprender e relembrar vocabulário. Esta pesquisa se caracteriza como estudo de caso, com abordagem qualitativa. O público alvo foram alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Martinho/RS. Houve a participação inicial de 13 alunos, destes 2 desistiram. O uso do Duolingo foi de aproximadamente 6 meses totalizando 28 horas, realizado como tarefa de casa. A coleta de dados ocorreu por meio de anotações, registro dos comentários dos participantes em conversas nos intervalos das aulas, relatos individuais no WhatsApp e questionário, que serviram de base para a análise dos dados. Verificou-se que, embora o Duolingo não seja um aplicativo eficiente para a aprendizagem de uma língua estrangeira, por não apresentar situações de uso da língua em contexto real ou próximo do real, ele auxilia na memorização de palavras, enriquecendo o vocabulário dos estudantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto