Open innovation em empresas de pequeno porte: um estudo em organizações do setor de TIC
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2017-03-10Metadatos
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As perspectivas do Brasil, em termos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), não são otimistas, visto que os investimentos ainda são baixos. Tal quadro de escassez de inovação é ainda mais perceptível nas empresas de pequeno porte. Dentre as alternativas possíveis de inovação, vislumbra-se a open innovation (OI). No Brasil, já existem algumas iniciativas relacionadas à divulgação, promoção e adoção da OI, entretanto, percebe-se que o foco das pesquisas paira no olhar das grandes empresas, assim, entende-se a relevância do estudo da temática em uma tese de doutorado, uma vez que a realidade que se propõe a ser estudada, ou seja, empresas de pequeno porte, ainda carece de estudos. Desse modo, este estudo tem como questão de pesquisa: Como a inovação aberta é adotada em empresas de pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação e Comunicações? Para tanto, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, e a estratégia de pesquisa configura-se como um estudo de casos múltiplo. O corpus de análise abrange as organizações vinculadas ao arranjo produtivo local (APL) do setor de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), localizado na cidade de Santa Maria/RS. Dentre os principais resultados, evidenciou-se que as organizações são consideradas jovens, visto que a média de tempo no mercado refere-se a seis ou oito anos, contam, em média, com cerca de 17 colaboradores no seu quadro funcional. Foi possível identificar que grande parte dos gestores não possui conhecimento conceitual de OI, entretanto, isso não impede que as organizações deixem de praticar iniciativas de abertura. No que tange aos motivos da abertura, destaca-se que o fato das organizações pertencerem ao setor de TIC, o qual prevê relacionamento estreito com os clientes nos processos diários e a cultura de abertura, são motivos preponderantes para a adoção de OI. Ademais, entre os principais parceiros de OI figuram os clientes e as inovações oriundas dos processos de abertura, caracterizando-se principalmente, como inovações de cunho incremental. Curiosamente, os gestores apontam que fazer parte do APL Centrosoftware não influencia o processo de abertura da empresa. Finalizando o estudo, a contribuição da tese diz respeito a uma proposta de framework teórico, que tem a intenção de gerar insights e guiar os gestores na adoção da inovação aberta em empresas de pequeno porte.
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