dc.contributor.advisor | Hirata, Elza | |
dc.creator | Leal, Ana Beatriz Crestani | |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T11:36:13Z | |
dc.date.available | 2018-03-14T11:36:13Z | |
dc.date.issued | 2017-12-12 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12700 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present work aims to develop a collection of prints with linocut stamps, inspired by
formal aspects of mushrooms. The adhibition, which its area is surface design for stationery,
intends to make covers to sketchbooks, which are bound in a handmade process by the author.
The intersections of design and craftsmanship are discussed highlighting the importance of
joining these two fields to enhance the developed products. It is approached questions about
Surface Design, mainly the stationary area, also contemplating visual language elements. In
the field of engraving, the linocut is situated in its general aspects. As the source inspiration,
mushrooms are subject of studies in their uses, formats and meanings. The project
methodology focuses in Löbach (2000) with four design stages, and visual panels proposed by
Baxter (2001). As a result, the stationery Pilino collection features four lines of handmade
prints to sketchbooks covers inspired by mushrooms, called Coprinopsis, Tricholomopsis,
Mycena e Coprinus. In the technical process of printing it was developed linocut modules,
those are printed repeatedly creating elaborated patterns from a look towards formal
elements which generates mushroom’s textures. The prints aims to bring a unique and
personal visuality by its aesthetics and formal representations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Design de superfície | por |
dc.subject | Papel | por |
dc.subject | Linoleogravura | por |
dc.subject | Sketchbook | eng |
dc.subject | Cogumelos | por |
dc.title | Design de superfície e linoleogravura: coleção de estampas artesanais para capa de sketchbooks com inspiração em cogumelos | por |
dc.title.alternative | Surface design and linocut: collection of craft prints for sketchbooks cover inspired by mushrooms | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Design de Superfície | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma coleção de estampas com carimbos
em linoleogravura, inspiradas em aspectos formais de cogumelos. A aplicação, voltada para a
área de papelaria do campo de Design de Superfície, pretende confeccionar capas para
sketchbooks, cadernos produzidos em processo artesanal de encadernação pela autora.
Partindo da proposta do fazer manual, discute-se as intersecções entre design e artesanato,
ressaltando a importância da junção dos dois campos para enriquecimento dos produtos
desenvolvidos. Aborda-se ainda questões acerca do Design de Superfície, sobretudo a área da
papelaria, contemplando também os elementos da linguagem visual. No campo da gravura, a
linoleogravura é situada em seus aspectos gerais. Fonte de inspiração, os cogumelos são tema
de estudos em seus usos, formatos e significados. A metodologia de projeto tem enfoque em
Löbach (2000), com suas quatro fases, e os painéis visuais propostos por Baxter (2001).
Como resultado, a coleção Pilino para papelaria apresenta quatro linhas de estampas
artesanais para capas de sketchbooks, denominadas Coprinopsis, Tricholomopsis, Mycena e
Coprinus. No processo técnico da confecção das estampas foram desenvolvidos módulos em
linóleo, impressos em repetição para criação de padronagens, elaboradas a partir de um olhar
presente nos elementos formais geradores de texturas do píleo do cogumelo. As estampas
buscam trazer uma visualidade única e pessoal em sua representação estética e formal. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |