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dc.creatorCerezer, Cristiano
dc.date.accessioned2018-03-14T15:26:15Z
dc.date.available2018-03-14T15:26:15Z
dc.date.issued2016-08-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12707
dc.description.abstractThe aim of our work is to approach the theme of the genesis of ethical subjectivity in E. Lévinas, in an attempt to understand - from the author - how the processes of subjectivation of the self imply those of moralization and how the sensitive conditions of the subject in formation serve of basic field for the establishment of the first meaningful relationships from which the "order of meaning" is introduced into the "order of being", tensioning with it. According to the Lithuanian thinker, this "institution of signification" is ethical and installs itself from the sensibilization/incarnation of nascent subjectivity. Thus, it seems to us that sensitivity/sensibility has, in Lévinas, a dual function: 1) Conditioning; 2) Paradigmatic. We will try to analyze in what sense the "conditions of genesis" are sensitive/sensibles and to expose the paradigm of the sensibility within which the Levinasian critique of ontology and the rescue of alterity and heteronomy work as what conditions the ethical signification in a more original way. To do so, we will cover aspects such as: i. The tension between singularization and totalization in signification linked to subjective individuation; ii. The role of corporeality in ethical theory and the passage from the phenomenology of moral subjectivity to a possible phenomenological ethics; iii. The possible repercussions of the "Levinasian paradigm" - based on ethical sensitivity and heteronomy - on the definition of an "ethic of otherness". Thus, ethical significance will be composed of two articulated elements: a) Individuating tension; B) Responsive Guidance/Orientation. We will map the contours and essential elements of this articulated meaning from the paradigmatic condition of the sensibility as the soil from which an ethic of alterity emerges.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSensibilidadepor
dc.subjectCondição de gênesepor
dc.subjectTensão individuantepor
dc.subjectTemporalizaçãopor
dc.subjectSignificaçãopor
dc.subjectOrientação responsivapor
dc.subjectSensibilityeng
dc.subjectConditions of genesiseng
dc.subjectIndividuating tensioneng
dc.subjectTemporalizationeng
dc.subjectSignificationeng
dc.subjectResponsive orientationeng
dc.titleA gênese da subjetividade ética desde o paradigma da sensibilidade: a significação ética como orientação responsiva e tensão individuante em lévinaspor
dc.title.alternativeThe genesis of ethical subjectivity from sensibility's paradigm: ethical signification as responsive orientation and individuating tension in lévinaseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO objetivo de nosso trabalho é abordar o tema da gênese da subjetividade ética em E. Lévinas, na tentativa de compreender – a partir do autor – como os processos de subjetivação do eu implicam os de moralização e como as condições sensíveis do sujeito em formação servem de campo básico para o estabelecimento das primeiras relações significativas a partir das quais a “ordem do sentido” se introduz na “ordem do ser”, tensionando com a mesma. Conforme o pensador lituano, esta “instituição da significação” é ética e se instala partir da sensibilização/encarnação da subjetividade nascente. Assim, parece-nos que a sensibilidade possui, em Lévinas, uma dupla função: 1) Condicionante; 2) Paradigmática. Tentaremos analisar em que sentido as “condições de gênese” são sensíveis e expor o paradigma da sensibilidade dentro do qual funcionam a crítica levinasiana da ontologia e o resgate da alteridade e da heteronomia como aquilo que condiciona a significação ética de modo mais originário. Para tanto abordaremos aspectos tais como: i. a tensão entre singularização e totalização na significação ligada à individuação subjetiva; ii. o papel da corporeidade na teoria ética e na passagem da fenomenologia da subjetividade moral para uma possível ética fenomenológica; iii. as possíveis repercussões do “paradigma levinasiano” - baseado na sensibilidade ética e na heteronomia – na definição de uma “ética da alteridade”. Assim sendo, a significação ética será composta de dois elementos articulados: a) Tensão Individuante; b) Orientação Responsiva. Mapearemos os contornos e elementos essenciais dessa significação articulada a partir da condição paradigmática da sensibilidade como solo de onde emerge uma ética da alteridade.por
dc.contributor.advisor1Fabri, Marcelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122803302644811por
dc.contributor.referee1Costa, Paulo Sérgio de Jesus
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1800409039898593por
dc.contributor.referee2Alves, Marcos Alexandre
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1846296125125082por
dc.contributor.referee3Costa, Márcio Luis
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945928248081303por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9366612044558049por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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