dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Spagnolo, Maria Alaide Crivellaro | |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T12:21:09Z | |
dc.date.available | 2018-03-15T12:21:09Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12708 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Due to many changes at present, the development of the human being and in the
educational practices arose a demand for change in the school management. And
talking about management, the leader represents the subject that enables the start
of the changes, because it is through their actions that the whole process will
occur. So the leader needs to be democratic, having a broad look that enables the
participation of the entire school community in the planning and decision-making. It
is the responsibility of the manager to build a culture of exchange of experiences
in the school environment as an attitude of mutual support, sharing, collaboration
and learning together. This is an inherent practice to a management that
evidences a democratic position, in which all people of the school community are
part of the organization that goes in search for an education success. The
following monograph was prepared through literature and qualitative research
which aims to investigate the influence of the manager in the performance of the
school organization as well as define the profile that a leader needs for a
successful management. The instruments used for the research are: literature
review, document analysis and questionnaire. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Leadership | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | O perfil do gestor educacional para a construção de uma gestão democrática na escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Devido atantas mudanças na atualidade, no desenvolvimento do ser humano e
nas práticas educacionais surgiu uma exigência de transformação na gestão
escolar. E falando em gestão, o líder representa o sujeito que possibilita o início
das mudanças, pois é através de suas ações que todo o processo vai ocorrer.
Portanto, este precisa ser democrático, ter um olhar amplo, viabilizando a
participação de toda comunidade escolar nos planejamentos e nas tomadas de
decisões. É de responsabilidade do gestor, construir a cultura de troca de
experiências no ambiente escolar como uma atitude de ajuda mútua, de partilha,
de colaboração e aprendizagem em conjunto.Essa é uma prática inerente a uma
gestão que evidencie postura democrática, onde todas as pessoas da
comunidade escolar fazem parte da organização que caminha em busca de uma
educação de sucesso. A monografia a seguir foi elaborada através de pesquisa
bibliográfica e qualitativa que objetivainvestigar a influência do gestor no
desempenho da organização escolar, bem como o perfil de líder necessário para
uma gestão bem sucedida. Os instrumentos utilizados para a realização da
pesquisa serão: revisão bibliográfica, análise de documentos e questionário. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |