Formação continuada de professores em análise
Abstract
Este estudo é resultado do projeto de pesquisa intitulada Formação
Continuada de professores em análise. Objetiva investigar qual percepção os
professores possuem acerca da Formação Continuada e de sua realização. O aporte
teórico está baseado em Candau 1997, Nóvoa1991, Freire 2001. Trata-se de um
estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados através de
questionários, bem como uma análise documental. Sobre a natureza e função da
formação continuada, pode-se dizer que os professores que colaboraram com este
estudo a relacionam com conhecimento. Alguns falam em atualização, outros em
reflexão sobre a prática pedagógica. Mas há um consenso entre as falas sobre a
relação desta com a melhoria da prática. Apesar de revelarem o quanto valorizam a
formação continuada, os professores ainda participam pouco deste processo. O
gestor pode tomar para si a tarefa de garantir o espaço para a formação continuada
na própria escola. Das contribuições da formação continuada para a atuação, os
professores destacaram a possibilidade de repensar a prática, ampliação do
conhecimento e mudança na forma de pensar e agir.
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- Gestão Educacional [294]