Perspectivas e desafios dos gestores municipais de Uruguaiana, com vistas à gestão democrática
Abstract
Partindo do entendimento de que a atuação do gestor tem se tornado tarefa difícil e complexa, pois precisa cumprir com as demandas de um sistema e ao mesmo tempo atender as necessidades e particularidades relacionadas à sua escola de forma eficiente e competente, presume-se que o mesmo se revela em um importante articulador para a implementação e efetivação dos processos de democratização da escola. Diante desse contexto é que foi estruturado o presente estudo, com o objetivo de analisar e compreender quais as perspectivas e os desafios dos gestores da rede municipal de Uruguaiana com vistas à gestão democrática. Nesse trabalho foi utilizada uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Na coleta de dados foram usados os seguintes instrumentos: observação participante e um questionário. Com base nas observações e análises dos questionários foi possível levantar considerações relevantes com relação a prática da gestão escolar, compreendendo diversos aspectos da gestão democrática e da função do gestor nesse processo. Acredita-se que as discussões e estudos relacionados aos processos de democratização da escola levam a possíveis caminhos que conduzem as mudanças tão almejadas na educação.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
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