A formação de professores de educação física: a avaliação das disciplinas teórico-práticas na licenciatura do CEFD/UFSM
Resumo
Esta investigação objetivou analisar a forma como acontece o processo de avaliação das disciplinas teórico-práticas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. A metodologia caracteriza-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista não-diretiva. A interpretação das informações foi realizada através da análise de conteúdo. Os participantes foram 07 (sete) professores universitários responsáveis por disciplinas teórico-práticas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Concluiu-se que: a) O PPP do curso de Licenciatura em Educação Física CEFD/UFSM, segue o Regimento Geral da UFSM, que é frágil para um curso de Licenciatura; b) A concepção de avaliação dos professores é um processo continuo que se realiza durante o processo de ensino-aprendizagem; c) Os critérios de avaliação utilizados devem dar garantias de um processo avaliativo aberto, sem margem para questionamentos; d) A formação da aprendizagem de avaliar deve acontecer na própria universidade; e) O responsável por ensinar a avaliar é o curso.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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