Mostrar registro simples

dc.creatorRitter, Tatiane de Souza
dc.date.accessioned2018-03-16T12:59:17Z
dc.date.available2018-03-16T12:59:17Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12730
dc.description.abstractThere are frequent criticism of the traditional teaching of history, based only on facts and characters, treating the unfolding of historical events of linear and static manner. Thus, it is necessary to think and develop new tools for the educational process, with a view to the realization that there is no way to unlink the school of social reality in which it operates. In this sense, this research has the general objective to contribute to the practice of history teaching designing an analog game to be used in class. The specific objectives were: (a) prepare an educational game to support the teaching and learning of Brazilian agrarian history; (b) validate the game with elementary school students of a school of countryside; (c) investigating the educational potential of embedded games in the teaching practice of the discipline of history, realizing its possibilities and limitations. The research will be conducted through a qualitative approach, the case study type and for the development of the game, its development will be necessary, planning, execution, for their later evaluation. Since the validation of the research will be conducted with the students of the Municipal School of Basic Education Prevedello Antonio, located in the rural area of Cruz Alta / RS. Which positively identified the learning process enhanced by the game using arguments ranging from the playful and fun character of the game to notes on the effective involvement of the class with the proposed contents.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectJogo educativopor
dc.subjectHistória agrária brasileirapor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectAgrarian historyeng
dc.subjectEducational gameeng
dc.titleJogo analógico para o ensino de história agrária em uma escola do campopor
dc.title.alternativeAn analog game for education of agrarian historyin a rural schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSão frequentes as críticas ao ensino tradicional de História, baseado somente na memorização de fatos e personagens, percebendo o movimento histórico de de forma linear e estática. Dessa forma, faz-se necessário pensar e elaborar novas ferramentas para o processo educativo, tendo em vista a percepção de que não há como desvincular a escola da realidade social em que está inserida. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a prática de ensino de história elaborando um jogo analógico para ser utilizado em aula priorizando conteúdos de ensino de história agrária brasileira. Os objetivos específicos foram: (a) elaborar um jogo educativo para apoio ao ensino e aprendizagem de história agrária brasileira; (b) validar o jogo com alunos do ensino fundamental de uma escola de zona rural; (c) Averiguar o potencial educativo dos jogos incorporados na prática pedagógica da disciplina de História, percebendo suas possibilidades e limitações. A elaboração do jogo foi pautada pelos pressupostos da pesquisa bibliográfica e documental priorizando uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e, para o desenvolvimento do jogo, foi necessário a sua elaboração, planejamento, execução, para sua posterior, avaliação realizada com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Prevedello, localizada na área rural do município de Cruz Alta/RS, que identificaram positivamente o processo de aprendizagem potencializado pelo jogo utilizando argumentos que vão desde o caráter lúdico e divertido do mesmo até apontamentos sobre o efetivo envolvimento da turma com os conteúdos propostos.por
dc.contributor.advisor1Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689442989367017por
dc.contributor.referee1Ribeiro, José Iran
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466425361587196por
dc.contributor.referee2Meinerz, Carla Beatriz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741624321390195por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4270046025397928por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International