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dc.contributor.advisorPivetta, Hedioneia Maria Foletto
dc.creatorVey, Ana Paula Ziegler
dc.date.accessioned2018-03-19T12:51:12Z
dc.date.available2018-03-19T12:51:12Z
dc.date.issued2013-07-12
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12742
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Reabilitação Físico Motora, RS, 2013.por
dc.description.abstractBack pain is one of humanity's most frequent complaints and is a cause of work absenteeism. The woman of the century, working in administrative sectors may be exposed to occupational injuries, and these injuries develop back pain. Having seen so many harmful agents in the workplace observed increasing attention of researchers in the field of occupational health seeking, through their studies, the understanding and improvement in working conditions and lives of these professionals. Therefore, the aim of this study was to evaluate the frequency of low back pain in telemarketing operators of a business in the city of Santa Maria RS, as well as their employment status and functional capacity of the employees that they have back pain. Characterized as a descriptive quantitative type. The instruments used for data collection were evaluation form adapted Queiroga and to ascertain the employees' ability to perceive the pain, limitations and difficulties in carrying out the work activities of daily living were applied questionnaires Functional Assessment of Oswestry and Roland-Morris. The sample consisted of eight employees telemarketing operators, mean age 25 years, female. Of the eight volunteers, five were average back pain of 5 on a visual analogue scale, and the Roland Morris questionnaire the average score was 2.8 and the Oswestry questionnaire showed 7% of disability. Low back pain was present in five of the eight employees evaluated, characterized as average pain intensity; compatible with this result, the majority of the volunteers presented a low level of disability, which may be related to the age of the sample as well working time in the role.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDor lombarpor
dc.subjectFisioterapiapor
dc.subjectSaúde do trabalhadorpor
dc.subjectLow back paineng
dc.subjectPhysiotherapyeng
dc.subjectOccupational healtheng
dc.titleFrequência de dor lombar em operadoras de telemarketingpor
dc.title.alternativeFrequency of low back pain in operators telemarketingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationReabilitação Físico Motorapor
dc.description.resumoA dor nas costas é uma das queixas mais frequentes da humanidade e é uma das causas de absenteísmo no trabalho. A mulher do século XXI, que trabalha em setores administrativos podem estar expostas a lesões ocupacionais e, por estas lesões, desenvolverem dores nas costas. Tendo em vista tantos agentes danosos no ambiente de trabalho observa-se atenção crescente de pesquisadores da área de saúde do trabalhador que buscam, através de seus estudos, a compreensão e a melhoria nas condições de trabalho e de vida destes profissionais. Logo, o objetivo desse estudo foi avaliar a frequência de dor lombar em operadoras de telemarketing de uma empresa da cidade de Santa Maria, RS, bem como sua situação laboral e a capacidade funcional das funcionárias com dor lombar. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva do tipo quantitativa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram ficha de avaliação adaptada de Queiroga e, para averiguar a capacidade dos funcionários em perceber a dor lombar, limitações e dificuldades na execução das atividades laborais e de vida diária foram aplicados os questionários de Avaliação Funcional de Oswestry e de Roland-Morris. Fizeram parte da amostra oito funcionárias operadoras de telemarketing, com idade média de 25 anos, do gênero feminino. Das oito voluntárias, cinco apresentam média de dor lombar 5 na escala análoga visual, sendo que no questionário Roland Morris a pontuação média foi de 2,8. O questionário de Oswestry demonstrou 7% de incapacidade. A dor lombar esteve presente em cinco das oito funcionárias avaliadas, caracterizando-se como dor de média intensidade; compatível com este resultado, a maioria das voluntárias apresentou um nível de incapacidade baixo, o que pode estar relacionado com a faixa etária da amostra bem como o tempo de trabalho na função.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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