Mostrar registro simples

dc.creatorFarenzena, Gilmor José
dc.date.accessioned2018-03-19T15:27:56Z
dc.date.available2018-03-19T15:27:56Z
dc.date.issued2017-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12750
dc.description.abstractThe curricular internship is one of the privileged spaces for learning in medical education. The incorporation of Primary Health Care (PHC) as a mandatory area, with defined workload, is one of the consequences of National Curriculum Guidelines (NCG) implementation. The aim of this study was to evaluate the impact of the internship at Primary Health Care in the students’ perception. The data were collected before and after the four months’ immersion in supervised activities at PHC, in 10 cities of central-west region in RS, taking into account two big analysis categories: (1) on the knowledge of population healthy reality and the appreciation of some risk factors for chronic non-communicable disease (CNCD); (2) on the changing of perception about security, autonomy, problem-solving, doctor-patient relationship and the relationship with other professionals. The design of consecutive cross-sectional study was used, with a sample consisting of 153 academics in the last semester in medical graduation. It can be concluded that the internship at PHC influenced significantly coherence perception between the medical decisions that were taken by students and the real health needs perceived in the population that was attended. This study also noted a significant increase in competences of personal security and confidence in decision-taking, which positively impacted their capability of solving the clinical problems experienced. In the conducted epidemiological survey, it was reached a resoluteness of 92% assisted cases. Practically all the surveyed students felt prepared to work in PHC in the end of the internship. There was also a substantial change, in the increase of recommendations to stop smoking, to reduce the intake of fat and salt, as well as recommendations to increase the use of fibrous food. The internship in PHC was also able to positively change the routine of measure blood pressure of patients, as well as advice to maintaining a healthy weight, when it was a medical consultation. The study noted in conducted epidemiological survey that Systemic Arterial Hypertension (SAH) was the most prevalent pathology. The activity was also capable to positively change students’ perception about the nature of medical work, in addition to be attributed to internship, the improvement in the relationship with other professionals working in the units. The results prove the importance of PHC in changing some skills and behavior of the medical students at Federal University of Santa Maria (UFSM).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectInternato curricularpor
dc.subjectCompetências em medicinapor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectMedical educationeng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectCurricular internshipeng
dc.subjectMedicine skillseng
dc.subjectPreventioneng
dc.titleContribuições do internato curricular em atenção primária à saúde na evolução de competências por estudantes de graduação em Medicinapor
dc.title.alternativeContribuition of perception of curricular internship at primary health care in evolution of some skills of Medical graduation studentseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO internato curricular é um dos espaços privilegiados de aprendizagem na formação médica. A incorporação da Atenção Primária à Saúde (APS) como área obrigatória, com carga horária mínima definida é uma das consequências da operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto causado pelo Internato em Atenção Primária a Saúde na percepção dos estudantes. Os dados foram coletados antes e depois da imersão de quatro meses em atividades supervisionadas em APS. Captadas em 10 cidades da região centro-oeste do Rio Grande do Sul, levando em conta duas grandes categorias de análise, definidas a priori: (1) sobre o conhecimento da realidade de saúde populacional e valorização de alguns fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), (2) e na modificação das percepções sobre segurança, autonomia, resolutividade, relacionamento médico-paciente e na relação com outros profissionais. Utilizou-se o delineamento dos estudos transversais consecutivos, com amostra constituída de 153 acadêmicos do último semestre de graduação em medicina. Pode-se concluir que o internato em APS influenciou de forma significante a percepção de coerência entre as condutas médicas tomadas pelos acadêmicos e as reais necessidades de saúde percebidas na população atendida. Observou-se também, um incremento significante em competências como confiança nas tomadas de decisão (97,4%) resolutividade (73,7%) que impactou positivamente na capacidade de resolução de problemas clínicos encontrados (88,2%). Além disso, a maioria dos internos pesquisados (96,1%) sentiram-se preparados para o trabalho em APS ao final do estágio. Verificou-se ainda uma alteração considerável, no aumento das recomendações para a interrupção do tabagismo (90,8%), para a diminuição no consumo de gorduras (93,4%) e sal (85,5%), além de um aumento nas recomendações para o consumo de alimentos fibrosos (92,1%). O Internato em APS também se mostrou capaz de alterar positivamente a rotina de mensurar a pressão arterial dos pacientes (84,2%), além de recomendar a manutenção de um peso adequado (92,1%). A atividade se mostrou capaz de alterar positivamente a percepção do aluno acerca da natureza do trabalho médico (89,5%), além de ser imputada ao estágio, a melhoria no seu relacionamento com os outros sujeitos atuantes nas unidades (98,7%). No levantamento epidemiológico realizado para a caracterização da demanda atendida, obteve-se uma resolutividade de 92% nos casos atendidos, observou-se no mesmo, a prevalência Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) como a patologia mais prevalente. Os resultados mostram a importância da APS na mudança de algumas habilidades e atitudes por parte dos estudantes de medicina.por
dc.contributor.advisor1Schetinger, Maria Rosa Chitolina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401319386725357por
dc.contributor.referee1Premaor, Melissa Orlandin
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1919693261808995por
dc.contributor.referee2Berlezi, Evelise Morais
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8373298120143786por
dc.contributor.referee3Haeffner, Leris Salete Bonfanti
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4056008693346464por
dc.contributor.referee4Velho, Maria Teresa de Campos
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3242426873145535por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806674022159693por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International