Gestão escolar democrática: estudo de caso em uma escola estadual de ensino médio do município de Passa Sete - RS
Resumo
O tema gestão democrática vem sendo muito discutido, pois é visto como um dos meios para a construção de uma escola emancipatória e autônoma. Quando falamos da almejada parceria entre a escola, família e sociedade convocam-se a participação de todos e a escola deve promover práticas que ajudam a estruturar esta possível parceria criando um maior envolvimento de toda a sociedade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso acerca de descrever o modelo de gestão em uma escola X de Passa Sete, verificando a importância e a participação de todos os segmentos na construção e no direcionamento das ações educativas da escola, podendo a mesma ser considerada uma escola democrática com uma gestão voltada para a promoção de uma educação de qualidade com envolvimento e comprometimento de todos. O estudo se delimitará a analisar junto a diretora, equipe pedagógica, funcionário, professores e alunos como acontece o processo de gestão democrática nesta escola. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa e como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas. De posse dos dados, com a técnica de análise de conteúdo, os resultados foram analisados e, ao final, pode-se constatar que a escola pesquisada está desenvolvendo o modelo de gestão democrática, promovendo ações, em que se valoriza e incentiva a colaboração da família e comunidade para a melhoria da qualidade de ensino acontecendo uma educação igualitária e de qualidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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