Dividir mesmo espaço em tempos diferentes: diálogos possíveis entre educação infantil e ensino fundamental
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Data
2014-12-12Autor
Santos, Caroline da Silva dos
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Este trabalho apresenta um estudo realizado no ano de 2013 em uma escola localizada no município de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo compreender como o Projeto Político-pedagógico (PPP) de uma escola de Ensino Fundamental anuncia/ organiza/articula sua proposta pedagógica para as crianças de idade entre 3 e 5 anos e 11 meses, considerando a Educação Infantil um direito da criança. Sendo assim, buscou-se identificar como a Gestão escolar atuou/atua na construção da Proposta Pedagógica para as turmas de Educação Infantil, seus espaços e tempos, e quais as possibilidades de tornar este lugar mais significativo para as crianças. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, e a coleta de dados foi feita através de uma análise documental do Projeto Politico-pedagógico da escola. Os referenciais teóricos utilizados neste trabalho foram: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), Freire (1989, 1996, 2007, 2011, 2012), Oliveira (2011 e 2012). Este momento de diálogo torna-se importante, uma vez que possibilita muitas trocas com os colaboradores de pesquisa, enriquecendo ainda mais nossas propostas de pesquisa, vivências e experiências. Espera-se que este diálogo possibilite pensar e refletir sobre as práticas cotidianas destes sujeitos e os processos de humanização vivenciados por todos no convívio diário dentro da escola, a fim de qualificar o trabalho pedagógico, tornando-o ainda mais significativo para as crianças.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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