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dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorSantos, Caroline da Silva dos
dc.date.accessioned2018-03-20T13:26:33Z
dc.date.available2018-03-20T13:26:33Z
dc.date.issued2014-12-12
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12758
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work presents a study produced in 2013 in a school located in city of Santa Maria. The search has as objective to comprehend how the Political Pedagogical Project (PPP) of an Elementary School announces/organizes/articulates its pedagogical proposal to kids between 3 and 5 years and 11 months old, considering the Childish Education a right of the child. In this way, it aimed to identify how the School Management acts/acted in the construction of pedagogical proposal to the class of Childish Education, its spaces and times, and which possibilities of become this place more significative to children. The search has a qualitative approach of bibliographic aspect and the collect of data was made through a documentary analysis of the Political Pedagogical Project of school. The theoretical references used in this search were: National Course Directive to Childish Education (2009), Freire (1989, 1996, 2007, 2011, 2012), Oliveira (2011 and 2012). This moment of dialogue become important, once it turns possible many exchanges with collaborators of search, enriching more and more the proposal of search, living and experiences. It is expected that this dialogue enables to think and reflect about daily practices of those subjects and the process of humanization experienced by all in daily contact inside school to qualify the pedagogical work, becoming still more significant to children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEspaçospor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectProposta pedagógicapor
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectChildisheng
dc.subjectSpaceseng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPedagogical proposaleng
dc.titleDividir mesmo espaço em tempos diferentes: diálogos possíveis entre educação infantil e ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeShare the same spaces in different times: possible dialogues between childish and elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo realizado no ano de 2013 em uma escola localizada no município de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo compreender como o Projeto Político-pedagógico (PPP) de uma escola de Ensino Fundamental anuncia/ organiza/articula sua proposta pedagógica para as crianças de idade entre 3 e 5 anos e 11 meses, considerando a Educação Infantil um direito da criança. Sendo assim, buscou-se identificar como a Gestão escolar atuou/atua na construção da Proposta Pedagógica para as turmas de Educação Infantil, seus espaços e tempos, e quais as possibilidades de tornar este lugar mais significativo para as crianças. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, e a coleta de dados foi feita através de uma análise documental do Projeto Politico-pedagógico da escola. Os referenciais teóricos utilizados neste trabalho foram: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), Freire (1989, 1996, 2007, 2011, 2012), Oliveira (2011 e 2012). Este momento de diálogo torna-se importante, uma vez que possibilita muitas trocas com os colaboradores de pesquisa, enriquecendo ainda mais nossas propostas de pesquisa, vivências e experiências. Espera-se que este diálogo possibilite pensar e refletir sobre as práticas cotidianas destes sujeitos e os processos de humanização vivenciados por todos no convívio diário dentro da escola, a fim de qualificar o trabalho pedagógico, tornando-o ainda mais significativo para as crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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